Com 10.827 metros de extensão, a orla integra 9 praias e conta com postes imperiais, acessibilidade, rampas de acesso às embarcações, calçadão e 3 pontes arqueadas interligando as praiasDivulgação

Araruama - No dia 19 de agosto, às 16h30, a Prefeitura de Araruama vai realizar a inauguração da nova Orla Oscar Niemeyer, a segunda maior orla urbanizada do estado.
Com 10.827 metros de extensão, a orla integra 9 praias e conta com postes imperiais, acessibilidade, rampas de acesso às embarcações, calçadão com 4,80 metros de largura e 3 pontes arqueadas ligando as praias Salinas x Centro, Pontinha x Amores e Coqueiral x Barbudo.
Além de se tornar um cartão-postal do município, valorizando o maior patrimônio natural da cidade, a Laguna de Araruama, a obra também presta homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, que será eternizado com réplicas de 8 de suas obras espalhadas em pontos estratégicos. Uma curiosidade é que Niemeyer possuía casa de veraneio em Araruama, no bairro Coqueiral.
As 8 obras emblemáticas escolhidas foram:
- Sambódromo (Praia do Barbudo)
- Museu Oscar Niemeyer (Praia do Coqueiral)
- Memorial JK (Salinas Branca)
- Catedral de Brasília (Praia da Pontinha)
- Igreja da Pampulha (Náutico)
- Museu de Arte Contemporânea - MAC (Praia dos Amores)
- Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer (Pontinha do Outeiro)
- Memorial da América Latina (Centro)
A nova orla vai auxiliar no desenvolvimento econômico e na geração de empregos no município, impulsionando o turismo em toda a região.
“Com certeza, além da importância cultural, o projeto vai potencializar ainda mais o turismo em Araruama”, ressaltou a prefeita Livia de Chiquinho.