Educadores Lucas Peres Guimarães e Geisa Porto receberam prêmio Paulo Freire por projetos desenvolvidos na unidade escolarDivulgação/CCS PMBM
Barra Mansa - A Escola Vocacionada Socioambiental – Ciep Ada Bogato - localizada no bairro Paraíso de Cima, em Barra Mansa, se destacou novamente, desta vez através de dois professores: Lucas Peres Guimarães e Geisa Porto, que ganharam o Prêmio Paulo Freire, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O prêmio é oferecido pela Comissão de Educação da Assembleia, em reconhecimento aos autores de 41 projetos de inovação na área educacional. A sessão solene aconteceu na Capela Ecumênica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, no Campus Maracanã, na noite desta segunda-feira (12).
A ideia é reconhecer as experiências desenvolvidas por educadores em 11 categorias:
Projeto Político-Pedagógico; Experiência Pedagógica no Ensino Fundamental; Experiência Pedagógica na Modalidade Educação Especial, na perspectiva inclusiva; Experiência Pedagógica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos; Experiência Pedagógica no Ensino Médio; Experiência Pedagógica no Ensino Técnico (Integrado, Concomitante e/ou Subsequente); Experiência Pedagógica no Ensino Superior; Experiência Pedagógica no Ensino à Distância; Experiência Pedagógica na área de Ciência e Tecnologia; Experiência Pedagógica na área de Educação do Campo ou diferenciada (indígena, quilombola e caiçara); Experiência Pedagógica na área de Educação Popular. Os projetos vencedores são escolhidos por uma banca de avaliação plural contendo nove integrantes.
O diretor pedagógico da instituição, Lucas Peres Guimarães, ganhou o reconhecimento na categoria “Experiência Pedagógica na área de Ciência e Tecnologia” pelo projeto “Do óleo para o sabão: por uma ciência empreendedora”. A atividade foi proposta para os alunos de 6 e 7 anos da escola, para que eles pensassem de maneira sustentável em todo o processo de fazer sabão com óleo usado. Para isso, as crianças precisaram imaginar como seria feita a coleta de matéria-prima, a embalagem, até a possível distribuição do produto.
Ao receber o prêmio, Lucas agradeceu ao secretário municipal de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros, pelo apoio, e ressaltou os desafios enfrentados pela EScola Vocacionada Socioambiental neste ano, como a intenção de dar uma nova roupagem e de ressignificar o que estava sendo realizado na escola.
“Nossa escola está localizada em área de extrema vulnerabilidade social, as crianças já sabem reciclar muito bem e nós colocamos conhecimento em volta disso. Colocamos também a importância da ciência, buscamos a universalização do acesso ao conhecimento científico”, disse.
A professora de Educação Infantil, Geisa Porto, ganhou na categoria “Experiência Pedagógica na Modalidade Educação Especial, na perspectiva inclusiva” com o projeto “Inclusão TEA: reconexão com a natureza para superação de obstáculos”. Nele, um aluno da educação infantil tinha uma alta seletividade alimentar pelo vínculo criado com a terra. Hoje, este mesmo aluno já consegue comer uma variedade muito maior de alimentos.
Geisa destacou a visibilidade dada para a educação em uma área vulnerável e enfatizou que a Escola Socioambiental é um projeto com o envolvimento de todos. “A Escola Vocacionada Socioambiental não tem um trabalho que não é só meu e dos professores, mas da equipe diretiva, da comunidade escolar, dos alunos”, ressaltou.
O secretário Municipal de Educação, Marcus Barros, destacou o importante trabalho que vem sendo realizado na unidade escolar. “Esse modelo de escola tem dado grandes resultados e isso também motiva as demais instituições. Sabemos que existem inúmeros projetos dessa qualidade na rede toda e esse reconhecimento é uma forma de motivar ainda mais essas ações”, destacou.
A ideia é reconhecer as experiências desenvolvidas por educadores em 11 categorias:
Projeto Político-Pedagógico; Experiência Pedagógica no Ensino Fundamental; Experiência Pedagógica na Modalidade Educação Especial, na perspectiva inclusiva; Experiência Pedagógica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos; Experiência Pedagógica no Ensino Médio; Experiência Pedagógica no Ensino Técnico (Integrado, Concomitante e/ou Subsequente); Experiência Pedagógica no Ensino Superior; Experiência Pedagógica no Ensino à Distância; Experiência Pedagógica na área de Ciência e Tecnologia; Experiência Pedagógica na área de Educação do Campo ou diferenciada (indígena, quilombola e caiçara); Experiência Pedagógica na área de Educação Popular. Os projetos vencedores são escolhidos por uma banca de avaliação plural contendo nove integrantes.
O diretor pedagógico da instituição, Lucas Peres Guimarães, ganhou o reconhecimento na categoria “Experiência Pedagógica na área de Ciência e Tecnologia” pelo projeto “Do óleo para o sabão: por uma ciência empreendedora”. A atividade foi proposta para os alunos de 6 e 7 anos da escola, para que eles pensassem de maneira sustentável em todo o processo de fazer sabão com óleo usado. Para isso, as crianças precisaram imaginar como seria feita a coleta de matéria-prima, a embalagem, até a possível distribuição do produto.
Ao receber o prêmio, Lucas agradeceu ao secretário municipal de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros, pelo apoio, e ressaltou os desafios enfrentados pela EScola Vocacionada Socioambiental neste ano, como a intenção de dar uma nova roupagem e de ressignificar o que estava sendo realizado na escola.
“Nossa escola está localizada em área de extrema vulnerabilidade social, as crianças já sabem reciclar muito bem e nós colocamos conhecimento em volta disso. Colocamos também a importância da ciência, buscamos a universalização do acesso ao conhecimento científico”, disse.
A professora de Educação Infantil, Geisa Porto, ganhou na categoria “Experiência Pedagógica na Modalidade Educação Especial, na perspectiva inclusiva” com o projeto “Inclusão TEA: reconexão com a natureza para superação de obstáculos”. Nele, um aluno da educação infantil tinha uma alta seletividade alimentar pelo vínculo criado com a terra. Hoje, este mesmo aluno já consegue comer uma variedade muito maior de alimentos.
Geisa destacou a visibilidade dada para a educação em uma área vulnerável e enfatizou que a Escola Socioambiental é um projeto com o envolvimento de todos. “A Escola Vocacionada Socioambiental não tem um trabalho que não é só meu e dos professores, mas da equipe diretiva, da comunidade escolar, dos alunos”, ressaltou.
O secretário Municipal de Educação, Marcus Barros, destacou o importante trabalho que vem sendo realizado na unidade escolar. “Esse modelo de escola tem dado grandes resultados e isso também motiva as demais instituições. Sabemos que existem inúmeros projetos dessa qualidade na rede toda e esse reconhecimento é uma forma de motivar ainda mais essas ações”, destacou.
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