Bailarinas foram premiadas na última edição do Festival Tons da Dança, realizado em novembroPaulo Dimas/CCS PMBM
As alunas Antônia Pedrosa, de 8 anos, e Raquel de Souza, de 10, ganharam em 1º lugar na categoria solo; já as adolescentes Maria Clara Oliveira e Maria Vitória Santos foram premiadas como melhor dupla; os grupos infantil e infantojuvenil também conquistaram a primeira posição da categoria.
A jovem Maria Clara Oliveira, de 16 anos, dança desde os 3 anos e participa das aulas no instituto há oito meses. “Uma amiga da minha mãe me indicou o projeto. Eu cresci dançando e quero seguir essa carreira. Além da experiência da competição, isso serve como um estímulo e para eu ver que tenho potencial”, comentou a jovem, que, assim como sua parceira de dupla, recebeu uma bolsa em uma academia particular.
Responsável há 10 anos pelas aulas de dança do Instituto Universo Acreditar, a professora Sônia Pacciello também foi premiada no último Tons da Dança, como melhor coreógrafa. Segundo ela, atualmente o projeto oferece aulas de dança, gratuitas, para cerca de 120 alunos, vindos de diferentes bairros e que vão dos 3 aos 70 anos de idade.
“Tenho uma expectativa grande com as alunas porque vejo como elas se dedicam bastante. Tudo que é proposto elas estão dispostas a fazer. Eu vejo o potencial, mesmo quando elas se sentem inseguras ao ter contato com companhias que têm mais recursos. Eu falo pra elas: vocês têm a garra, a vontade e o talento. Isso conta muito. Humildade vem em primeiro lugar”, comentou.
Sônia ressaltou que as jovens bailarinas premiadas são crianças e adolescentes de escola pública, que poderiam não ter acesso a aulas de balé por conta do custo. “Tudo o que fazemos é com força de vontade. Eu creio que isso vai contribuir para o desenvolvimento pessoal dessas meninas”, disse a professora, que também recebeu um certificado de reconhecimento das mãos da vice-prefeita Fátima Lima.
Fátima é madrinha do Instituto Universo Acreditar e destacou a garra da professora Sônia e o desempenho bem-sucedido de suas alunas.
“Eu tenho o maior orgulho desse projeto e estou nele desde o início. O caminho do sucesso não é fácil, mas as pessoas que persistem podem chegar. Eu trouxe vocês aqui hoje pra poder dizer como nós nos orgulhamos de ter vocês em nosso município. Vocês representam e levam o nome de Barra Mansa quando competem em outras cidades. Eu gosto de pessoas que são apaixonadas pelo que fazem. Precisamos ter pessoas que nos inspiram, como é o caso da professora Sônia”, apontou. Mais informações sobre o trabalho do Instituto Universo Acreditar podem ser vistas no site: www.universoacreditar.weebly.com.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.