Evento aconteceu no Parque de SaudadeFoto: Yuri Melo
Com o tema "Caminhos para uma cidade inclusiva, democrática, sustentável e com justiça social", a conferência abordou as necessidades e desafios enfrentados pela comunidade local e as propostas para solucioná-los. "Barra Mansa é a cidade que eu não troco por nenhuma do mundo e que para mim é a melhor de se viver. Mas nós enfrentamos desafios todos os dias e para isso, contamos com parceiros fundamentais como o governador Cláudio Castro; o secretário estadual das Cidades, Douglas Ruas; o secretário estadual de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade; e tantos outros. Muitos não sabem a importância das decisões tomadas neste fórum, mas estamos apenas começando. Esse é um primeiro passo para transformar nossas ideias em realidade", destacou o prefeito Furlani na abertura do evento.
O secretário Eros dos Santos elogiou o envolvimento dos participantes, ressaltando o empenho coletivo na construção de propostas relevantes para o futuro da cidade. “A participação de todos e a busca por soluções integradas são caminhos fundamentais rumo a uma cidade mais justa, inclusiva e sustentável, refletindo o compromisso do governo municipal com o bem-estar dos moradores”, afirmou.
Após um ciclo de palestras, os participantes se dividiram em grupos temáticos, onde foram elaboradas quatro propostas que serão levadas para a etapa estadual da conferência. As sugestões incluem:
- A realização de estudos periódicos que abordem fluxos viários, territorial, modais e o estilo de vida dos moradores, fundamentais para o desenvolvimento de políticas e projetos municipais.
- A adoção de ferramentas tecnológicas que garantam a participação ativa da sociedade civil nas decisões dos conselhos das cidades, por meio de consultas públicas regulares.
- O levantamento técnico de áreas disponíveis para a construção de habitações populares, conforme as diretrizes da Secretaria de Habitação.
- A implementação de um plano municipal de drenagem e uma lei de regulação que incentive a reutilização de água, oferecendo descontos no IPTU como atrativo para áreas com mais de 500 m² de impermeabilização.
Conselheiros e Delegados
Ao final do evento, foi realizada a eleição dos novos conselheiros e delegados municipais, titulares e suplentes, que representarão Barra Mansa na conferência estadual.
- Sete representantes do poder público, sendo cinco representantes do Executivo e dois do Legislativo;
- Quatro representantes de movimentos sociais e populares que serão ocupados por membros do Ponto de Ação Cultural (PAC), Associação dos Autistas, Federação das Associações de Moradores de Barra Mansa (Fambam), Associação de Moradores do bairro Saudade e Pastoral Ecológica;
- Dois representantes dos trabalhadores através de suas entidades sindicais que serão ocupados pelos Sindicatos Rural e dos Ferroviários;
- Dois representantes das operadoras de serviços públicos que serão ocupados pelo Saae e Sindpass
- Um representante de Ong’s, entidades profissionais e acadêmicas que terá o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) como titular e a OAB-BM como suplente
- Um representante do segmento empresarial, relacionado ao desenvolvimento urbano, que terá a Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap-BM) como titular e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) como suplente.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.