O programa "Música e Letramento" utiliza práticas educativas que abrangem literatura, escola de funk e aulas musicais de matemáticaRafael Barreto/PMBR
O objetivo principal do prêmio é identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras e criativas no âmbito da alfabetização. Os critérios considerados incluem impacto, contextualização, aplicabilidade, engajamento e inclusão. O reconhecimento visa destacar o excelente trabalho dos profissionais da Educação Básica das redes públicas municipais do Estado do Rio de Janeiro.
Práticas educativas
Cercado pelos alunos, o professor Carlos Carvalho, compartilhou sobre a experiência de vencer o prêmio e da metodologia aplicadas nas aulas. “É um momento feliz de vitória e reconhecimento de um trabalho que já realizo há mais de uma década, que é o “Música e Letramento”, com práticas educativas que abrangem literatura, escola de funk e aulas musicais de matemática”, contou Carlos. “A intenção é sempre trazer aulas dinâmicas, criativas, com mais afeto e inclusão. Tudo isso construído através do diálogo com os alunos, utilizando a música como a principal ferramenta agregadora”, concluiu Carlos, que também já foi dinamizador da sala de leitura na escola, publicou em 2017 o livro infantil “Xavier” e segue animado na disputa da etapa estadual.
Motivo de orgulho
O diretor da escola municipal Deputado Oswaldo Lima, Marcelo Guedes, ressaltou o impacto positivo das práticas pedagógicas inovadoras na unidade. “É motivo de orgulho ter o professor Carlos fazendo parte do nosso corpo docente, um profissional exemplar e inspirador para todos da comunidade escolar. Percebemos diariamente o quanto ele se empenha em estimular a criatividade e curiosidade das crianças, criando um ambiente extremamente favorável para a educação”, finalizou Marcelo.
A aluna do quinto ano da escola municipal Deputado Oswaldo Lima, Larissa Beatriz da Silva, de 10 anos, enfatizou sobre os momentos de aprendizado. “As aulas do professor Carlos são animadas e com ótimas explicações, sempre saímos aprendendo um novo conteúdo e ele tira todas as dúvidas”, relatou. “Adoro aprender com música, principalmente matemática, pois fica muito mais fácil. Já fizemos alguns minishows na quadra da escola com diferentes temas. Também fizemos uma grande festa para comemorar a conquista do prêmio do professor”, acrescentou Larissa.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.