Militares do TG 01-001 estiveram empenhados na descoberta e eliminação de focos do mosquito Foto Ascom/Divulgação
As ações são desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde; a mais recente aconteceu na última sexta-feira (17), nas localidades do Calvário e Bela Vista, com as equipes percorrendo as ruas e visitando residências.
Além do pessoal da Vigilância, integraram ao movimento agentes comunitários de Saúde, militares do Tiro de Guerra (TG) 01-001, e colaboradores da Secretaria de Obras; voluntários das comunidades também se empenharam, buscando eliminas nos quintais das residências possíveis pontos de procriação do Aedes.
A secretária de Saúde, Márcia Azevedo, afirma que os agentes passaram orientações preventivas aos moradores e realizaram o trabalho de busca e eliminação de focos: “a ação teve o intuito de prevenir e combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Febre Amarela, Dengue, Chikungunya e Zika Vírus”, reforça.
Márcia Azevedo avalia que somente a ação do poder público não é suficiente para conter a proliferação do mosquito: “o mutirão ajuda a eliminar muitos focos, mas os munícipes precisam dar continuidade ao trabalho, já que nesta época do ano o Aedes aegypti se reproduz rapidamente”. A população é orientada a estar atenta a garrafas, pneus ou qualquer reservatório que possa acumular água: “coloquem areia nos vasos de plantas, furem pneus velhos, mantenham latas e garrafas embocadas para baixo, retirem folhas e galhos das calhas, verifiquem suas caixas d’água e vedem sacos de lixo”, ressalta a secretária, apontando: “a prevenção é a melhor maneira de combater o mosquito”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.