A assembléia reuniu prefeitos e secretários de Meio Ambiente de municípios consorciados Foto Divulgação

Bom Jesus do Itabapoana - Por iniciativa do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), foram apresentadas e deliberadas, nesta quinta-feira (7), ações estratégicas voltadas para a gestão regionalizada de resíduos sólidos no Noroeste Fluminense. Os municípios consorciados foram divididos em dois arranjos, para otimizar a organização e eficiência na iniciativa.
A Assembleia Geral Ordinária definiu que Bom Jesus do Itabapoana (RJ) faz parte do "Arranjo I", juntamente com Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai, São José do Ubá e Itaperuna. No "Arranjo II" estão Itaocara, Aperibé, Cambuci, Santo Antônio de Pádua, Miracema, São Fidélis, Italva e Cardoso Moreira.
A reunião aconteceu em Itaperuna e, em comum acordo com os prefeitos, foram apresentados dois cenários para a implantação de ecoplantas na região. A assessoria do Cidennf aponta que um deles propõe a divisão da região em dois pólos de Ecoplantas, enquanto o outro cenário prevê uma única unidade com capacidade expandida.
“A decisão final sobre o número e localização das ecoplantas será tomada com base na disponibilidade de áreas estratégicas nos municípios consorciados, visando otimizar a logística de coleta e tratamento dos resíduos”, acentua a assessoria completando: “Ambas as possibilidades foram apresentadas, e a escolha dos prefeitos recaiu sobre a implementação de duas unidades”.
PARCERIA CRUCIAL - O secretário executivo do Cidennf, Vinicius Viana, assinala que as ecoplantas vão desempenhar um papel fundamental na triagem e destinação adequada dos resíduos, separando materiais recicláveis e orgânicos para garantir uma gestão sustentável e responsável: “Outra ação significativa no projeto inclui uma unidade móvel de tratamento de resíduos de construção civil e resíduos de poda”.
Vinicius Viana ressalta que a unidade itinerante percorrerá os municípios para coletar esses materiais, promovendo a reciclagem e reutilização de materiais sempre que viável e estaca a importância do apoio técnico e financeiro do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS).
“Essa parceria é crucial para a análise estrutural e implementação das iniciativas propostas, evidenciando o comprometimento do Consórcio com a viabilidade do projeto de Resíduos Sólidos”, enfatiza concluindo: “Com todo esse trabalho, o Cidennf reafirma seu compromisso com a preservação ambiental e a promoção da qualidade de vida, como uma referência em práticas sustentáveis na gestão pública”.
Estiveram presentes prefeitos, secretários de Meio Ambiente, e representantes de Italva, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Itaperuna, Miracema, Varre-Sai, São João da Barra, Cardoso Moreira, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Natividade, São José de Ubá e Porciúncula, além da equipe do Cidennf e da Mariana Maia, superintendente de Resíduos Sólidos e Economia Circular da SEAS.