Servidores foram orientados para operação das máquinas, que atenderão comunidades dos distritos Foto Divulgação
Agricultura investe em iniciativas para fortalecer o setor agrícola municipal
Além de cuidar das estradas vicinais, secretaria acaba de adquirir cinco microtratores TTA 4x4
Bom Jesus do Itabapoana – Com proposta de fortalecer o setor agrícola, o governo de Bom Jesus do Itabapoana, na região noroeste do estado do Rio de Janeiro, vem cuidando das estradas vicinais, visando facilitar o escoamento dos produtos, e também investindo em equipamentos, para contribuir na produção.
No último dia 16, a Secretaria de Agricultura e Sustentabilidade recebeu um técnico especializado da Tramontini, que entregou cinco microtratores (modelo TTA 18 4x4); o objetivo é atender as comunidades dos distritos. Paralelamente, servidores foram capacitados sobre a prática de funcionamento das máquinas.
Segundo o secretário Alex Pires, o técnico explicou como verificar os níveis de óleo e detalhou os procedimentos operacionais para garantir o uso correto e seguro dos microtratores: “A chegada das máquinas representa um avanço para fortalecer a agricultura local, promovendo mais eficiência nas atividades de apoio ao pequeno produtor rural”.
O secretário realça que a iniciativa também contribui com o desenvolvimento sustentável do município: “Os equipamentos darão suporte direto ao campo, especialmente nos distritos, onde muitas vezes os produtores precisam de apoio técnico e operacional. A entrega técnica garantiu que nossa equipe esteja preparada para tirar o máximo proveito dos novos microtratores”, conclui Alex.
Dois dias antes de receber os equipamentos, a secretaria participou, na condição de parceira, da comemoração do Dia Mundial do Café (14), organizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-Rio), com apoio do governo do estado; Instituto Federal Fluminense (IFF); e do Rio, do IFF e da Cooperativa Agrária Vale do Itabapoana (Cavil).
O evento aconteceu no galpão da Associação do Arraial Novo. De acordo com o secretário, a região que produz grãos vencedores de diversas competições, como o Concurso de Cafés Especiais do Estado do Rio de Janeiro: “Cafeicultores da parte alta do município se destacam não só pela quantidade das safras, mas pela qualidade de seu produto”. O encontro também marcou a abertura oficial da Colheita do Café 2025 em Bom Jesus.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.