Por bruno.dutra

Rio - Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira mostra que a presidenta Dilma Rousseff venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje. No cenário com o senador tucano Aécio Neves e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), Dilma manteve os 43% das intenções de voto apurados na pesquisa realizada em novembro. Aécio ganhou um ponto em comparação à pesquisa anterior e tem 15%. Campos manteve 7%. Votos em branco e nulos somaram 25%. Os entrevistados que não souberam ou não opinaram somaram 11%.

Na disputa com Marina Silva como candidata, Dilma aparece com 41% dos votos, Aécio, 14% e Marina 12%. A presidente perdeu um ponto percentual em relação à pesquisa de novembro. Já Marina perdeu 4 pontos e Aécio ganhou um ponto. Votos em branco e nulos somaram 22% e os que não souberam ou não opinaram, 10%.

Em outro cenário apontado pelo Ibope, em que candidatos nanicos são incluídos na sondagem, Dilma tem 40% dos votos, Aécio tem 13% e Campos aparece com 6%. O candidato Pastor Everaldo (PSC) registrou 3% e o senador Randolfe Rodrigues (Psol), 1%. Os demais possíveis candidatos, Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB), não chegaram a pontuar na pesquisa. Neste cenário, Dilma também venceria no primeiro turno porque a soma das intenções de voto dos adversários não supera o percentual atingido por ela. A pesquisa indica que 12% dos entrevistados não responderam ou não sabem em quem vão votar. Os que disseram que votarão em branco ou nulo somaram 24%.

Os candidatos que disputarão a eleição serão oficialmente conhecidos em junho, quando os partidos terão de realizar convenções para a definição dos nomes.

O Ibope montou cenário com os candidatos nanicos e a ex-senadora Marina Silva, apontada como a atual candidada vice na chapa do PSB. Nessa hipótese, Dilma aparece com os mesmos 40% e também venceria no primeiro turno. O senador Aécio somou 13%, Marina Silva tem 9%, Pastor Everaldo aparece com 2% e Randolfe Rodrigues tem 1% das intenções de voto. Eymael, Levy Fidelix e Mauro Iasi não ponturam. Os votos em branco e nulos somariam 23% e os que não sabem ou não responderam, 11%.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas entre os dias 13 e 17 de março. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Você pode gostar