Por ana.grabois

São Paulo - Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e de outros movimentos socais fizeram passeatas e ocuparam sedes de construtoras na capital paulista. Eles são contra os gastos públicos com a Copa do Mundo e consideram essas empresas símbolos desses gastos.

Os manifestantes se dividiram em grupos que protestaram em três empresas: a Odebrecht, na Marginal Pinheiros, próximo à Ponte Eusébio Matoso, a OAS Empreendimentos, na Avenida Angélica, centro, e a Andrade Gutierrez, na Rua Doutor Geraldo Campos Moreira, no Brooklin.

Na Odebrecht, aproximadamente 100 militantes jogaram tinta e utilizaram sprays, fizeram pichações e chegaram a entrar no saguão do escritório da empresa. Na OAS Empreendimentos, cerca de 100 manifestantes colaram cartazes e também entraram por alguns minutos no saguão. Já na Andrade Gutierrez, 50 pessoas participaram do ato.

Segundo Guilherme Boulos, coordenador nacional do MTST, as ações fazem parte da abertura da campanha "Copa sem povo, tô na rua de novo". Ele prometeu mobilizações semanais "para denunciar os abusos e as medidas impopulares feitas em relação à Copa”.

Em nota, a Odebrecht lamentou a invasão e disse que a fachada e a recepção foram pichadas e alvo de vandalismo. A empresa diz que respeita qualquer manifestação pacífica, mas repudia esse tipo de ação. Para preservar a integridade dos funcionários, a construtora reforçou a segurança e pediu ajuda da polícia.

A Andrade Gutierrez informou que respeita toda e qualquer manifestação pública pacífica e entende que isso representa o exercício da democracia. “No entanto, a companhia lamenta e repudia atos de vandalismo e violência. ", diz o comunicado.

Já a assessoria de imprensa da OAS Empreendimentos ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Você pode gostar