Por douglas.nunes

Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, divulgada na noite desta sexta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo, mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, aumentou de sete para 13 pontos percentuais a vantagem sobre a candidata do PSB, Marina Silva. A petista aparece com 40% das intenções de voto, com o crescimento de três pontos percentuais em relação ao último levantamento. Já a candidata do PSB, Marina Silva, apresentou queda de 30% para 27%. O ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, candidato tucano, subiu de 17% para 18%. Votos brancos e nulos somaram 5%. Entre os entrevistados, 6% não sabem em quem vão votar.

Em simulação de segundo turno feita pelo instituto, entre Dilma e Marina, as duas aparecem tecnicamente empatadas. A atual presidenta tem 47% e a candidata do PSB, 43%. Na última semana, Marina aparecia com 46% das intenções de voto, e Dilma, com 44% - também empatadas. Em um possível segundo turno entre Dilma e Aécio, a presidenta subiu para 50%% das intenções de voto e o candidato do PSDB manteve os 39%.

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não recebe a lista de candidatos, Dilma Rousseff aparece com 33% das intenções de voto, seguido de Marina Silva, 21%, e Aécio Neves, 14%.

O Datafolha ouviu 11.474 eleitores em 402 municípios nestas quinta e sexta-feira. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Você pode gostar