Desemprego sobe e fica em 5,9% em fevereiro, mostra IBGE

Em janeiro, índice atingiu 5,3% e em fevereiro de 2014, 5,1%. Para meses de fevereiro, segundo a série, taxa é a maior desde 2011

Por bruno.dutra

Rio -  A taxa de desemprego em fevereiro aumentou e ficou em 5,9 %, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em janeiro deste ano, a taxa havia sido de 5,3%, enquanto em fevereiro do ano passado, a taxa havia ficado em 5,1%.

Essa é maior taxa de desemprego desde junho de 2013, quando havia ficado em 6%. Comparando-se apenas com meses de fevereiro, a taxa é a maior desde 2011, quando atingiu 6,4%.

O total de pessoas ocupadas ficou em 22,8 milhões, 1% abaixo de janeiro de 2015, mas estatisticamente estável em relação a fevereiro de 2014. Já o número de desocupados (pessoas que procuraram emprego mas não encontraram) ficou 1,4 milhão em fevereiro deste ano, 10,2% acima de janeiro deste ano e 14,1% superior a fevereiro do ano passado.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia