EPE vê queda de 0,5% no consumo de energia no Brasil em 2015

Revisão confirma expectativas de agentes do setor que vinham citando baixa atividade econômica como um dos fatores que motivariam a revisão. Estimativa anterior apontava crescimento de 3,2%

Por douglas.nunes

A Empresa de Pesquisa Energética agora vê queda de 0,5% no consumo de energia elétrica pelo Brasil este ano, conforme revisão da estimativa anterior que apontava crescimento de 3,2%, confirmando expectativas de agentes do setor que vinham citando baixa atividade econômica como um dos fatores que motivariam a revisão.

Segundo a EPE, a nova estimativa incorpora redução na perspectiva de crescimento da economia brasileira, aumento de taxa de juros e contração de crédito, reprogramações de investimentos pela Petrobras e aumento nos preços da energia elétrica.

Com isso, a previsão para o crescimento do consumo de energia elétrica residencial foi cortada de 5,2 para 2,5%. Para o consumo industrial, a revisão foi de queda de 0,6% este ano para recuo de 4,4%, enquanto a classe comercial teve a previsão diminuída de aumento de 6,1 para alta de 2,7%.

Há cerca de duas semanas, o diretor geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, já havia informado que a previsão de carga de energia movimentada pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) poderia sofrer uma revisão para alta de apenas 0,2% este ano ante estimativa anterior de crescimento de 3,2%.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia