Por douglas.nunes

Há interesse de investidores nacionais e estrangeiros pela infraestrutura no Brasil, disse o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, nesta segunda-feira, afirmando que o setor de construção do país tem condições de executar os projetos.

"O setor de construção tem toda capacidade de atender esses investimentos. Firmas novas, firmas médias e mesmo as firmas que enfrentam alguns problemas", comentou o ministro após participar de palestra na Fundação Getulio Vargas, em São Paulo.

O governo brasileiro está prestes a lançar um amplo programa de concessão de infraestrutura, abrangendo ferrovias, rodovias, portos e aeroportos. O lançamento do pacote coincide com um momento em que grandes empreiteiras estão envolvidas no escândalo de corrupção bilionário na Petrobras.

Barbosa disse que a taxa de retorno dos projetos irá refletir a realidade brasileira e que o real mais depreciado em relação ao dólar torna os ativos brasileiros mais atraentes em termos de taxa de retorno.

O ministro também avaliou que as taxas de juros na maior parte do mundo deverão continuar em níveis baixos.

"Mesmo que o Fed (banco central norte-americano) aumente a taxa de juros, mesmo assim as taxas de juros no mundo permanecerão baixas e isso garante que, do lado da oferta, haverá interesse (no programa de concessões brasileiro)."

Você pode gostar