ButanVac: Vacina 100% nacional contra a Covid-19 é anunciada pelo Butantan
ButanVac: Vacina 100% nacional contra a Covid-19 é anunciada pelo ButantanGoverno de SP
Por IG - Saúde
O governo de São Paulo e o Instituto Butantan anunciaram, nesta sexta-feira (26), a Butanvac, uma vacina desenvolvida 100% por cientistas do instituto. "Vacina do Brasil é fruto do trabalho da luta e da perseverança (...) essa vacina foi desenvolvida integralmente por cientistas do Instituto Butantan", disse o governador João Doria (PSDB).
O Instituto Butantan vai pedir autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o início da fase de testes em humanos ainda nesta sexta-feira (26). "Os testes começam já agora no mês de abril, desde que Anvisa autorize", afirmou Doria.
Publicidade
"Protocolaremos esse material ainda hoje e vamos dialogar intensamente com a Anvisa para que ela perceba a importância da autorização do início desses estudos clínicos o mais rapidamente possível, para que possamos em um mês e meio, dois meses e meio, terminar essa fase de avaliação clinica e iniciar a produção", disse Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.
Publicidade
O pedido de autorização se refere às fases 1 e 2 de testes, nas quais serão avaliadas segurança e capacidade de promover uma resposta imune com 1.800 voluntários. Na fase 3, até 9.000 pessoas irão participar e a etapa vai conferir a eficácia do imunizante.
Ainda segundo o diretor Dimas Covas, o imunizante começou a ser desenvolvido em março de 2020 e utiliza tecnologia 100% brasileira.
Publicidade
"Essa vacina será integralmente produzida aqui, nós não dependeremos de nenhum insumo, da importação de nenhum insumo, é uma tecnologia que já existe. Essa tecnologia é a mesma que é usada para a produção da vacina da gripe", disse.
O objetivo é ter 40 milhões de doses prontas até o fim de 2021 para distribuição nacional. A expectativa é de que a Anvisa autorize o início dos testes em abril e, já em julho, o Brasil tenha uma vacina 100% nacional pronta para ser aplicada em todo o país.
Publicidade
Butanvac - Governo de SP
ButanvacGoverno de SP
O Desenvolvimento não vai mudar cronograma da Coronavac, hoje envasada pelo Butantan com insumos da China.
Publicidade
Outros testes
Além do Brasil, a Butanvac também será testada no Vietnã e na Tailândia, onde a fase 1 já foi iniciada.
Publicidade
O governador João Doria também afirmou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) também receberá, nesta sexta-feira (26), todas as informações da Butanvac, para que acompanhe o desenvolvimento do imunizante.