Jair Bolsonaro e o empresário Luciano Hang
Jair Bolsonaro e o empresário Luciano HangDivulgação
Por iG
São Paulo - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a chamar atenção durante um passeio de moto na inauguração de uma passagem que liga os estados de Acre e Rondônia, nesta sexta-feira. Duas infrações gravíssimas foram cometidas pelo presidente, podendo causar a suspensão da CNH (Carteira Nacional de Trânsito).
Jair Bolsonaro e o ministro Tarcísio de Freitas - Divulgação
Jair Bolsonaro e o ministro Tarcísio de FreitasDivulgação

Durante o percurso que estava fechado para circulação pública, Bolsonaro pilotou uma motocicleta sem capacete. Na garupa, levou outras duas pessoas: o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, e o ministro Tarcísio Gomes de Freitas. Este último também é presidente do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Publicidade
Como tanto o presidente da República quanto os garupas estavam sem o aparato de proteção obrigatório, Bolsonaro cometeu duas infrações gravíssimas ao mesmo tempo. O ato irregular é penalizado com a suspensão imediata da CNH, multa de R$ 293,47 e a apreensão da motocicleta.
Confira abaixo o que diz o CTB (Código de Trânsito Brasileiro):

Artigo 244. Inciso I - "Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança ou vestuário de acordo com as normas e as especificações aprovadas pelo Contran".

Artigo 244. Inciso II - “Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor transportando passageiro sem o capacete de segurança, na forma estabelecida no inciso anterior, ou fora do assento suplementar colocado atrás do condutor ou em carro lateral”.