Presidente da República Jair Bolsonaro durante discurso em Maceió
Presidente da República Jair Bolsonaro durante discurso em Maceiójulio Nascimento/PR
Por O Dia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou, durante discurso nesta quinta-feira (13), a CPI da Covid e afirmou que “é um crime” o que acontece nas reuniões. O chefe do Executivo também declarou, sem citar nomes, que há um “vagabundo inquirindo pessoas de bem”, enquanto a plateia gritava "Renan vagabundo", em referência ao senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid. As declarações foram feitas durante a entrega de unidades habitacionais em Maceió, no estado de Alagoas.
"Sempre tem alguém picareta, vagabundo querendo atrapalhar o trabalho daqueles que produzem. Se Jesus teve um traidor, temos um vagabundo inquirindo pessoas do bem no país. É um crime o que vem acontecendo com essa CPI. Mas o que interessa são as boas ações", disse Bolsonaro.
Publicidade
Apesar de não citar nomes, a fala do presidente coincide com declaração dada pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) na sessão da CPI desta quarta-feira, em que o mesmo atacou Renan, chamando o relator de "vagabundo".
Em meio às declarações de Bolsonaro, apoiadores do presidente gritavam "fora, Renan" e o chamavam de "vagabundo", reproduzindo as críticas do mandatário. Em um momento mais cedo da cerimônia, o presidente fez um sinal positivo e acenou para as pessoas que atacaram o senador alagoano. O governador Renan Filho, filho do senador, não participou da cerimônia, nem deve acompanhar o restante da agenda de Bolsonaro no Estado.
Publicidade
Em seguida, o presidente declarou que "o recado que eu tenho para este indivíduo é: se que fazer um show, tentando me derrubar, não fará. Somente Deus me tira daquela cadeira [presidência]", afirmou.

Aglomerações sem o uso de máscara
Publicidade
Bolsonaro desembarcou no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, para inaugurar três obras. Causando aglomerações, o presidente falou com apoiadores e tirou fotos sem o uso de máscara, embora o uso de proteção em espaços públicos seja obrigatório no Estado alagoano.
Além das moradias, Bolsonaro fez a inauguração do complexo viário entre a BR-104 e a BR-316, equipamento que custou R$ 77,4 milhões e que funciona desde dezembro de 2020. Em São José da Tapera, no interior, o presidente inaugura o trecho IV do Canal do Sertão, que vai possibilitar chegar a 125 km abastecidos com as águas do Rio São Francisco.
Publicidade
O presidente estava acompanhado do prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves (PP), e o prefeito de Maceió, JHC (PSB). Além de nomes como o senador Fernando Collor (Pros), o ministro do Turismo Gilson Machado e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).

Manifestações
Publicidade
Por volta das 6h, um protesto foi organizado por integrantes de movimentos sociais contra Bolsonaro. Os manifestantes atearam fogo a pneus e pedaços de madeira no protesto. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados e a manifestação teve fim às 8h30.