Farmacêutica CanSino aguarda autorização da Anvisa para iniciar o uso emergencial da vacina Convidecia
Farmacêutica CanSino aguarda autorização da Anvisa para iniciar o uso emergencial da vacina ConvideciaDivulgação
Por O Dia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu na terça-feira, dia 18, o pedido de autorização para uso emergencial da vacina Convidecia contra a Covid-19. A solicitação foi feita pela empresa Belcher Farmacêutica, representante do laboratório chinês CanSino Biologics no Brasil.
De acordo com a Anvisa, a tramitação do processo para a liberação do imunizante já começou. "A análise da documentação já foi iniciada. No momento, está sendo feita a triagem para verificar se todas as informações para a avaliação da Agência foram devidamente apresentadas", confirmou a agência.
Publicidade
O imunizante da CanSino foi desenvolvido em parceria com a Academia de Ciências Médicas Militares da China e é oferecida em apenas uma dose. Os prazos para a decisão da Anvisa em relação ao pedido da CanSino foram regulamentados pela Lei 14.124, de 10 de março de 2021. A agência deve se manifestar em até sete dias úteis, caso todos os requisitos legais tenham sido cumpridos pela empresa solicitante.
O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, se pronunciou através de suas redes sociais afirmando que o país asiático está comprometido em continuar ampliando a parceria de vacinas com o Brasil. 
Publicidade
Reuniões
Antes da formalização do pedido, a Anvisa realizou duas reuniões com representantes do laboratório CanSino, nos dias 8 e 15 de março. Nessas ocasiões, foram apresentados os procedimentos necessários e as informações que a empresa deveria fornecer para que a Anvisa pudesse analisar o seu pedido.

Os ensaios clínicos da Convidecia foram desenvolvidos no Paquistão, na Rússia, no Chile, na Argentina e no México. Os dados desses estudos serão analisados pela Anvisa.
Publicidade