Ministro da Saúde Marcelo Queiroga
Ministro da Saúde Marcelo QueirogaMarcelo Camargo/Agência Brasil
Por O Dia
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, alertou em uma coletiva à imprensa neste sábado (22) que o país pode sofrer um aumento de casos da Covid-19. Para ele, dois fatores podem ser cruciais para o momento e geram bastante atenção na pasta: a chegada do inverno, já que o período tem a característica de haver uma maior transmissão de vírus causadores de doenças respiratórias, e a reabertura das cidades após medidas restritivas.
"O Ministério da Saúde tem se empenhado na busca de insumos estratégicos, porque nós podemos ter eventualmente aumento de casos, seja por uma maior abertura das cidades. Tivemos muitas cidades que fecharam e agora estão abrindo. É fundamental que, abrindo, essas cidades reforçarem a necessidade das medidas não farmacológicas (como lavagem de mãos e uso de máscara). Ou seja, vamos trabalhar forte para tentar de toda maneira fazer com que haja a queda dos casos e tenhamos uma solução para essa pandemia", afirmou o ministro.
Publicidade
O ministro também afirmou nesta sexta-feira não vislumbrar uma "terceira onda" de Covid-19 no Brasil, mas admitiu que alguns estados e municípios já perceberam o sistema de saúde com um maior número de internações. Queiroga afirmou que o governo está reforçando medidas para garantir o suprimento de kit intubação. Neste sábado, ele chamou coletiva de imprensa para anunciar medidas para conter a disseminação da variante indiana.
Queiroga disse que enviará 600 mil testes para o Maranhão, a fim de ampliar a testagem em pontos de grande circulação de entrada no estado, como aeroportos. Nos próximos dias, a pasta que finalizar a distribuição de 2,4 milhões de testes aos estados, segundo regras que estão ainda sendo definidas.