Um grupo de 19 governadores, entre eles Lima, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar a convocação.Divulgação

Por iG
O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), antecipou o depoimento do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), que falaria daqui a quatro semanas, para a próxima quinta-feira (10).
Wilson foi alvo nesta quarta-feira (2) de uma operação da Polícia Federal (PF) que apura desvios na aplicação de recursos de combate à xovid-19. No começo da sessão, Omar tinha dito que o depoimento continuaria sendo no dia 29 de junho. Horas depois anunciou que ele seria antecipado.

Confira o tweet de Aziz, informando a antecipação do depoimento:
Publicidade
A PF cumpre mandados de busca e apreensão contra o governador e outras pessoas. Os policiais também cumprem um mandado de prisão temporária contra o secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, que até o final da manhã ainda não havia sido localizado.
Publicidade
É a quarta fase da Operação Sangria, que já tinha cumprido buscas contra o governador nas fases anteriores. A ação foi autorizada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão e solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A PGR apura irregularidades na contratação de um estabelecimento privado, o Hospital Nilton Lins, para recebimento de pacientes com covid-19, pelo valor de R$ 2,6 milhões para três meses de funcionamento.
Lima foi um dos nove governadores convocados pela CPI para prestar depoimento. A comissão investiga não apenas as ações e omissões do governo federal no combate à pandemia, mas também irregularidades cometida por gestores estaduais e municipais quando isso envolve o uso de recursos repassados por Brasília.

Um grupo de 19 governadores, entre eles Lima, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar a convocação.