O ministério afirmou que na próxima segunda-feira, 5, solicitará análise da qualidade para verificar se essas doses poderão ser aplicadas Divulgação

Por O Dia
O Distrito Federal recebeu, na manhã deste sábado, 3, 40,1 mil doses da vacina Janssen armazenadas de forma irregular. De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, o imunizante chegou congelado e está, no momento, "indisponível para uso".
As vacinas da Janssen, que necessitam de apenas uma dose para a imunização, estavam abaixo da temperatura adequada, que é de 2°C. A pasta informou que a temperatura imprópria foi verificada no momento da conferência na Rede de Frio Central, que armazena e distribui vacinas na capital. 
Publicidade
Dessa forma, o Ministério da Saúde já foi acionado pela Secretaria de Saúde e a orientação do órgão federal é deixar toda a carga das vacinas em quarentena. Elas ficarão armazenadas e indisponíveis para uso no momento.
O ministério afirmou que na próxima segunda-feira, 5, solicitará análise da qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para verificar a estabilidade dos imunobiológicos e se é seguro a aplicação dessas doses da vacinas nas pessoas.