Criminosos fizeram 'arrastão' e roubaram três aeronaves do aeroporto de Aquidauana (MS)Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil informou que os criminosos que realizaram um "arrastão" no aeroporto de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, na madrugada desta segunda-feira, 6, estavam "fortemente armados". Segundo a corporação, alguns deles falavam "língua espanhola e outros o idioma brasileiro". As informações foram apuradas pelo portal G1.
De acordo com o G1, até agora, a investigação indica que os suspeitos falavam de maneira agressiva, mas não bateram no vigia nem em outras vítimas. Porém, eles teriam jogado combustível em uma delas. 
"Eles foram direto para o local onde estavam estacionadas as aeronaves no hangar do aeroporto e ameaçavam o todo tempo. Aparentemente, falavam língua espanhola, então seriam bolivianos ou paraguaios. Em um das vítimas, jogaram combustível de avião", disse o delegado Jackson Frederico, um dos responsáveis pela investigação, em entrevista ao G1. 
O delegado foi um dos primeiros a chegar no local. Policiais do município e uma equipe da Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) estiveram no aeroporto. O Batalhão de Choque da Polícia Militar (BpChoque), a Polícia Federal e técnicos da Força Aérea Brasileira (FAB) também foram ao local da ocorrência. 
Em nota, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) da Força Aérea Brasileira (FAB), situado em Brasília (DF), informou que foi notificado sobre a ocorrência em questão nesta segunda-feira, 6. "A FAB colabora com as autoridades de segurança pública responsáveis pelo caso e emitiu uma ordem de vigilância intensiva do controle de tráfego aéreo aos Centros de Operações Militares (COpM) da Aeronáutica", esclareceu.
Procuradas por O DIA, a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul e a Polícia Federal não responderam até a última atualização desta reportagem.
O caso
Ao menos 18 bandidos invadiram o aeroporto e roubaram três aeronaves. Durante a ação, que levou cerca de trinta minutos, o bando rendeu o vigia e o obrigou a abastecer os aviões. O cantor Almir Sater teve um avião do tipo Sky Lane, matrícula PTDST, roubado na ocorrência. A polícia suspeita que os criminosos tenham fugido rumo à Bolívia.