Doses da vacina pediátrica contra a covid-19 da PfizerReprodução/Agência Brasil

Ministério da Saúde conseguiu antecipar junto à farmacêutica Pfizer um novo lote com 1,8 milhão de doses de vacinas pediátricas. A remessa que chegaria no dia 27 de janeiro será antecipada para o dia 24. A informação foi divulgada pelo secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, após reunião com a farmacêutica na noite desta segunda-feira, 17. Até o momento, o Brasil já recebeu cerca de 2,5 milhões de doses de vacinas pediátricas.
O último lote de vacinas, com 1,2 milhão, chegou ao país no domingo, 16. Os imunizantes estão sendo distribuídos às unidades federativas e, segundo o secretário executivo, devem chegar aos estados para aplicação até nesta terça-feira, 18, dependendo da disponibilidade de voos. A vacina covid-19 da Pfizer é o único imunizante aprovado pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada no público infantil.
“Semanalmente a gente está em contato com o laboratório e, agora à noite, eles nos deram essa boa notícia. Serão três lotes em janeiro: os dois primeiros nós já recebemos, e o terceiro, que estava agendado para o dia 27 de janeiro, tivemos hoje a confirmação da Pfizer sobre a antecipação para o dia 24, de mais 1,8 milhão de doses. Um novo lote deve chegar na primeira semana de fevereiro, também trazendo ao Brasil mais 1,8 milhão de doses”, contou Cruz.
Para a imunização das crianças entre 5 e 11 anos será necessária a autorização dos pais. No caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação, haverá dispensa do termo por escrito. A orientação da Pasta é que os pais ou responsáveis por suas crianças procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização.
Segundo a pasta, durante o primeiro trimestre devem chegar ao Brasil quase 20 milhões de doses pediátricas. A previsão é que todas sejam entregues no primeiro trimestre. Além das unidades de janeiro, 7,3 milhões devem ser entregues em fevereiro e outras 8,4 milhões em março.
No entanto, o número não é suficiente para aplicação das duas doses em crianças. Isso porque o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que, no Brasil, há 20,5 milhões de crianças de 5 a 11 anos. Como são duas doses para a imunização completa, serão necessárias 40 milhões de doses.
O esquema vacinal para crianças terá o intervalo de oito semanas. O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas). A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.