Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 fazem, neste domingo (28), segundo dia de avaliação, provas de matemática e de ciência da natureza.Valter Campanato/Agência Brasil

Brasília - Atenção ao calendário, estudantes. Candidatos que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 têm até esta exta-feira, 15, para pedir a isenção da taxa de inscrição. Alunos matriculados na rede pública têm direito ao benefício. O requerimento ou justificativa de ausência devem ser feitos na "Página do Participante".
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou o sistema para os procedimentos na última segunda-feira, 4. É válido ressaltar que a aprovação dos procedimentos não garante a inscrição no exame. O Inep divulgará posteriormente edital de inscrição com prazos e condutas específicas.
Considerado uma das principais portas de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Enem abrange estudantes que cursam o ensino médio em escolas públicas e particulares.

Confira, abaixo, o passo a passo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 e justificar ausência na edição de 2021.

1. Acesse a Página do Participante e clique no botão "Justificativa de ausência/isenção".

2. Em seguida, o sistema apresentará um desafio para você resolver. Selecione a imagem indicada para dar seguimento.

3. Informe seus dados pessoais, como CPF e data de nascimento.

4. Na sequência, clique no botão "Iniciar a justificativa de ausência/isenção".

5. A tela seguinte apresentará os critérios para solicitar a isenção da taxa de inscrição. Caso o participante se enquadre nos requisitos, basta clicar em "Li e concordo" e, depois, em "Próximo'.

6. Confira seus dados e clique em "Próximo".

7. Preencha o campo CEP e, em seguida, complete as informações do seu endereço e aperte o botão 'Próximo'.

8. Se o participante não compareceu aos dois dias de Enem 2021, deverá justificar a ausência. É necessário informar o motivo da ausência e enviar a documentação exigida.

9. A etapa seguinte é referente ao ensino médio. Responda ao questionário e, em seguida, qual tipo de escola frequentou. Clique em "Próximo".

10. O participante que possuir o Número de Identificação Social (NIS) deve informá-lo e clicar em "Próximo". Caso seja cadastrado no NIS, basta selecionar a opção 'Não tenho NIS'.

11. Verifique todas as informações, descendo a barra de rolagem da tela, e confirme a solicitação de isenção da taxa.

12. Em seguida, responda ao Questionário Socioeconômico. Ao todo, são 25 perguntas.

13. Após responder ao questionário e confirmar as respostas, informe os dados solicitados (telefone, celular e e-mail).

14. Envie uma foto para personalizar sua Página do Participante do Enem.

15. Por fim, confira as informações, descendo a barra de rolagem da tela, e clique em 'Enviar solicitação'.
SERVIÇO:

Resultado – O resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição no Enem será divulgado no dia 22 de abril.

Login único – Para acompanhar a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022, bem como a justificativa de ausência na edição de 2021, o participante precisará utilizar login e senha únicos, cadastrados no portal do governo federal (gov.br).

Quem não possui o login único para acesso aos serviços prestados pelo governo federal pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br. É necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços. Caso o participante já tenha cadastro, mas não lembre a senha, é possível recuperá-la.

O login único faz parte do processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do governo federal. O cadastro garante maior segurança e transparência na utilização dos sistemas.