O vice-presidente da república, general Hamilton MourãoAlan Santos / PR
Mourão diz que União não tem dinheiro para reajuste pedido por servidores
O vice-presidente pede paciência aos trabalhadores que estão fazendo pressão por aumento; Funcionários do Banco Central, INSS e Ministério do Trabalho iniciaram paralisações
Hamilton Mourão, vice-presidente da República, anunciou na manhã desta quarta-feira (4) que a União não tem verba para oferecer o reajuste salarial pedido pelos servidores do Banco Central. Ele afirmou que o país passa por momentos difíceis, principalmente por causa da pandemia da Covid-19, que, segundo ele, “trouxe problemas sérios para o mundo todo”.
Mourão defendeu a proposta do governo de um aumento linear de 5%, inclusive para os policiais federais, que receberam a promessa de uma reestruturação nas carreiras. "É o necessário? Não, mas é o possível", declarou.
O general considera naturais as reivindicações por aumentos salariais, mas lembra que as melhorias só serão possíveis a partir do momento em que a arrecadação aumentar.
"Não tem dinheiro, né? É uma realidade. Nós que somos funcionários públicos temos de entender que aumento salarial só pode ocorrer se houver aumento de arrecadação consistente. Quando há aumento de arrecadação consistente? Quando aumenta o PIB", disse o vice-presidente.
"Nós funcionários públicos temos de entender que nós não perdemos o emprego, muita gente perdeu o emprego. O salário não está adequado no momento por conta da inflação? Não tá, mas vamos esperar a oportunidade para que isso possa ser equalizado."
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.