Prova do Enem sendo aplicada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 2021.Fabio Costa/Agencia O Dia

O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, anunciou nesta quarta-feira (11) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) atingiu a marca de 1 milhão de inscritos ao longo do primeiro dia. As inscrições foram abertas nesta terça-feira (10) e o prazo vai até 21 de maio.
Se o ritmo de inscrições se mantiver, a previsão é que o número de participantes da edição de 2022 ultrapasse a de 2021. No ano passado, um total de 4 milhões de estudantes se inscreveram para a prova.
Para garantir a participação, é necessário pagar a taxa de R$ 85 até o dia 27 de maio. O pagamento pode ser feito por PIX, cartão de crédito ou por boleto bancário.

No último Enem, dos 4 milhões de alunos inscritos, apenas 3,1 milhões pagaram a taxa e confirmaram a participação. Foi o menor número desde 2005.
As inscrições para realizar a prova nas versões impressa e digital devem ser feitas através da página do participante. Os estudantes com direito à isenção da taxa também precisam se inscrever ou não poderão prestar o Enem.