Sete pessoas são resgatadas no telhado de prédio por aeronave do Cavex no RSDivulgação/Cavex
Vídeo: Exército resgata sete pessoas do telhado de prédio em Canoas, no RS
Pelo menos cinco são da mesma família
Uma equipe do Exército resgatou sete pessoas do telhado de um prédio em Canoas, no Rio Grande do Sul, na tarde desta terça-feira, 14. O vídeo da operação foi divulgado nas redes sociais da corporação. Até o momento, as inundações no estado gaúcho já deixaram cerca de 149 mortos, pelo menos 806 feridos e 108 desaparecidos.
Segundo os militares do Comando de Aviação do Exército (Cavex), de Taubaté (SP), as sete pessoas — sendo cinco da mesma família — estavam no prédio desde o início das enchentes. Eles haviam estocado comida, água e produtos básicos.
"(...) Ao perceberem que a água estava subindo mais, pediram socorro para deixar o local", diz a publicação.
A aeronave Cougar com equipes de busca e salvamento da Aviação do Exército foram acionadas e realizaram o resgate de todos com o auxílio de um guincho.
O grupo foi encaminhado para a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, onde atualmente funciona um abrigo.
O balanço do governo do Rio Grande do Sul aponta que mais de 76,5 mil vítimas das enchentes já foram resgatadas e mais de 11,4 mil animais foram salvos, na grande operação que conta mais de 27,6 mil pessoas, mais de 4 mil viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações.
Cerca de 538,2 mil pessoas estão desalojadas e mais de 76,5 mil estão em abrigos públicos, com necessidades de itens como colchões, cobertores e roupa de cama e banho. Ao todo, pelo menos 449 cidades foram afetadas e mais de 2 milhões de pessoas sofrem com as inundações.
Doações
Diante da situação de calamidade pública enfrentada no Estado, o governo gaúcho reativou o canal de doações para a conta "SOS Rio Grande do Sul" para receber doações via Pix que serão revertidas a donativos para as vítimas.
O Governo do Rio Grande do Sul e a Defesa Civil divulgaram duas maneiras de receber as doações:
- Centro Logístico da Defesa Civil Estadual
- Endereço: avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre
- Telefone: (51) 3210 4255
Pix para a conta SOS Rio Grande do Sul
- Chave - CNPJ: 92.958.800/0001-38
- Banco do Estado do Rio Grande do Sul
Atenção: quando realizar a operação, é necessário confirmar que o nome da conta que aparece é "SOS Rio Grande do Sul" e que o banco é o Banrisul.
A gestão e fiscalização dos recursos ficarão a cargo de um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria da Casa Civil e composto por representantes de órgãos do governo e entidades sociais. Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.