Alckmin passa perto nde HaniyehReprodução
Imagens da Press TV, televisão estatal do regime iraniano, mostram Alckmin a poucas cadeiras de distância de Haniyeh. Apesar da proximidade, o vice-presidente do Brasil não conversou com o líder do Hamas durante a reunião.
Empossado nesta terça, Pezeshkian está substituindo o ex-presidente iraniano Ebrahim Raisi. O ex-chefe do Executivo do país era considerado "linha-dura" e morreu em um acidente de helicóptero em maio.
Haniyeh estava presente na cerimônia de posse pela proximidade do regime iraniano com o Hamas. O Irã é um dos principais fiadores do grupo terrorista. O Itamaraty ainda não comentou a morte dele.
A agenda de Alckmin no Irã nesta quarta-feira, 31, prevê audiências com empresários do país e com o próprio presidente recém-empossado. À noite, o vice parte para Doha, no Catar.
O vice-presidente foi escalado por Lula para a viagem após a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, ter sido escolhida para representar o País nos Jogos Olímpicos de Paris. Foi a primeira vez que a esposa substituiu o presidente brasileiro na abertura da competição.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.