Avião de pequeno porte caiu em Ubatuba, no litoral de São PauloReprodução/redes sociais

A rede VOA, concessionária que administra o Aeroporto de Ubatuba, em São Paulo, divulgou nota sobre o acidente com o jatinho Cessna Citation 525 CJ1, na manhã nesta quinta-feira (9), deixando um morto e sete feridos. Segundo a empresa, as "condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada".
A aeronave saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás (SWME), com cinco pessoas e tentou pousar em Ubatuba.
"Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da Cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança. Ambas estão com vida", informou em nota. "Foram resgatadas quatro pessoas, sendo um casal e duas crianças. O piloto ficou preso às ferragens e veio a óbito", finalizou o texto.
Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ver o momento que o jatinho cai e explode. Ao explodir, uma nuvem de fumaça tomou conta do céu.
No total, foram oito vítimas, sendo cinco na aeronave (três adultos e duas crianças) e três pessoas que passavam na pista de skate. O piloto não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
De acordo com registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o jato tinha situação normal de aeronavegabilidade, mas não tinha autorização para fazer táxi aéreo.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
"Na ação inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação", informou.