Um acidente entre um caminhão e um ônibus com universitários deixou pelo menos 12 mortos e 19 feridos na madrugada desta sexta-feira (21), na rodovia Waldir Canevari, na altura do quilômetro 17, na região da cidade de Nuporanga, interior paulista.
No ônibus estavam o motorista e 29 passageiros, alunos da Universidade de Franca (Unifran). Parte dos estudantes havia começado a estudar este ano, e para alguns era o terceiro dia de aula. As vítimas ainda não foram identificadas. O veículo pegou fogo após o acidente.
A maioria dos feridos foi encaminhada à Santa Casa de São Joaquim da Barra. Segundo a unidade, 12 deles sofreram ferimentos leves e já receberam alta médica. Outros dois seguem em observação, inclusive o motorista do caminhão. Um deles foi encaminhado à Santa Casa de Franca (SP) com traumatismo craniano.
No caminhão, estava apenas o motorista. De acordo com a Polícia, ele foi preso em flagrante por omissão de socorro. O homem teria fugido do local do acidente, apesar de estar ferido, e ficou escondido em um canavial. A prisão ocorreu na Santa Casa de Franca, onde o motorista está internado.
fotogaleria
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a Polícia Civil abriu investigação para apurar as causas do acidente e que a Polícia Científica atua para fazer a identificação das vítimas.
Motorista do caminhão disse que perdeu o controle
Advogado da empresa J4 Transportes Rodoviários, dona do caminhão, Marcos Coltri afirmou que o motorista relatou "preliminarmente" que pode ter saído da pista, o que teria motivado a colisão no ônibus. O caminhão estava vazio e tinha saído de Onda Verde (SP) e seguiria para Itaú de Minas (MG).
"O relato preliminar do motorista, que estava em estado de choque, o que ele disse é que ele saiu um pouco para fora da pista, ele perdeu o controle do caminhão e, ao retornar, devido ao degrau, acabou puxando um pouco mais o veículo. Ele não sabe relatar como que foi, se na hora em que ele puxou, atingiu o ônibus, ou vice-versa", explicou.
Luto
Nas redes sociais, o perfil de uma atlética ligada aos universitários da instituição lamentou o ocorrido. "Que essa tragédia sirva como um lembrete da importância da empatia, do amor e do apoio mútuo", diz o comunicado.
Em nota, a Unifran lamentou o acidente e informou a suspensão das aulas nesta sexta-feira (21).
"É com muita tristeza e pesar que recebemos a notícia que nossos alunos tiveram seus sonhos interrompidos em um trágico acidente nesta madrugada. Em memória e respeito aos alunos, seus familiares, amigos e professores, a quem prestamos nossas condolências e profundo pesar, decretamos luto oficial de três dias, com suspensão a das aulas no campus da UNIFRAN na data de hoje (21 de fevereiro)", disse.
A universidade também disse que está priorizando a "acolhida de seus alunos e docentes", assim como dos familiares, conforme chegam as informações e confirmações..
"A universidade coloca à disposição suporte e atendimento psicológico para sua comunidade acadêmica e todos aqueles diretamente afetados que necessitarem de apoio nesse momento difícil", conclui.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.