Protestos em Brasília criticam proposta de anistia e PEC da BlindagemReprodução / X
Em Brasília, a manifestação começou oficialmente às 10h e é marcada por críticas ao Congresso e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tido como um dos principais beneficiários da PEC da anistia. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) também é citado.
Os manifestantes carregam faixas com dizeres como "Congresso inimigo do povo", "sem perdão para golpistas" e "sem anistia". Um dos participantes do ato estimou, do caminhão de som, a presença de 30 mil pessoas. As forças de segurança pública ainda não lançaram estimativa de público.
O ato em Brasília estava GIGANTE!
— Pedro @ petrusgeol . bs ky . so cial (@petrus_geol) September 21, 2025
BRASIL QUER JUSTIÇA
POVO CONTRA ANISTIA
PACIFICA COM PRISÃO
TRABALHEM PARA O POVO
CONGRESSO SEM BANDIDAGEM
HOJE É POVO NA RUA pic.twitter.com/9yRtLceL2S
Durante o ato, o ex-ministro José Dirceu (PT) fez críticas duras ao Poder Legislativo. "Para mudar esse País, temos que mudar o Congresso Nacional", afirmou.
Protestos acontecem ao longo do dia em mais de 30 cidades pelo Brasil, mobilizados por movimentos ligados ao PT e ao PSOL, e contam com a presença de artistas como, Djonga, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Djavan.
Djonga inflamou o ato de Brasília!
— Joel Luiz (@joelluiz_adv) September 21, 2025
Um grande líder!#PECdaBandidagemNAO #SemAnistiaPraGolpistas pic.twitter.com/HPjRx9CzTF
BH Praça Raul Soares.
— Adauto (@Adautop) September 21, 2025
NÃO A PEC DA BLINDAGEM.
SEM ANISTIA. pic.twitter.com/LVsUfEQ5w6
VEJA: Manifestantes tomam as ruas de Salvador em protesto contra a anistia e a PEC da Blindagem
— Alfinetei (@ALFINETEI) September 21, 2025
pic.twitter.com/aSVo0dGSS8
O ato teve discursos dos deputados federais Guilherme Boulos (PSOL), Vicentinho (PT) e Tabata Amaral (PSB), assim como do padre Júlio Lancellotti. Evento reuniu cerca de 42,4 mil pessoas na Avenida Paulista, segundo o Monitor do Debate Político do Cebrap, da Universidade de São Paulo (USP).
AS 13:30 O MASP JÁ ESTAVA ASSIM ! pic.twitter.com/MJAzMvesNY
— ZOIOAZULADO (@xregis61) September 21, 2025
Sob sol forte, com o Rio atingindo nível 2 de calor após temperaturas alcançarem a máxima de 40ºC, protestantes carregavam cartazes com frases como: "Centrão inimigo do povo"; "PEC da bandidagem não"; "Câmara do crime"; "Ainda estou aqui"; "Os piores deputados da história", entre outros.
Milhares de manifestantes se reúnem na orla de Copacabana em manifestação contra PEC da Blindagem.
— Jornal O Dia (@jornalodia) September 21, 2025
Reprodução Redes Sociais pic.twitter.com/AGpE3l7LJo
Os atos mobilizados pela esquerda no país miram o Congresso, com críticas duras ao projeto da anistia a golpistas e à proposta de emenda à constituição que ganhou o apelido de PEC da Blindagem, por dificultar a responsabilização criminal de parlamentares.
O texto da PEC diz que deputados e senadores só poderão ser presos em caso de flagrante por crime inafiançável, amplia o foro privilegiado e ainda restringe processos criminais contra os parlamentares.
Ela segue para aprovação do Senado. O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da proposta, sinalizou que se posicionará pela rejeição.
Já o projeto de anistia ainda segue na Câmara. Na última quarta-feira (17), a Câmara aprovou urgência do tema. Na quinta-feira (18), o presidente da Casa, Hugo Motta, oficializou Paulinho da Força como relator do projeto.















Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.