Uma frente fria avança sobre o Brasil e pode provocar chuva, ventania e queda de temperaturas em diferentes regiõesÉrica Martin / Agência O Dia
No Centro-Oeste, as instabilidades avançam nesta segunda-feira, mas o calor persiste em parte da região. Enquanto na Região Norte, há risco para pancadas fortes e temporais isolados sobre Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.
No Nordeste, as precipitações seguem ao longo do litoral do Maranhão e do Ceará, além da faixa leste entre a Bahia e o Rio Grande do Norte.
A Defesa Civil estadual informou que desmobilizou o gabinete do fogo e mobilizou o gabinete da chuva. Diferentemente da segunda-feira, o domingo, 21, foi marcado por calor, ventos fortes e risco elevado de incêndios florestais.
"Os acumulados de chuva devem ser altos no Vale do Ribeira, em Itapeva, na Baixada Santista, litoral norte, região metropolitana da capital, Campinas e Sorocaba", acrescenta o órgão.
A previsão é de temporais também na terça-feira (23), durante a madrugada de toda a Grande São Paulo, além de novos episódios de chuva na quarta-feira (24) e na sexta-feira (26).
Conforme a concessionária de energia Enel, ao menos 47 mil imóveis na cidade de São Paulo sem luz.
Chegada da primavera
A nova estação marca o retorno das instabilidades climáticas no interior do País e não estão descartadas eventuais ondas de calor.
Neste ano, conforme a meteorologista Maria Clara Sassaki, porta-voz da Tempo Ok, a primavera deve ter a influência do fenômeno climático La Niña, ou seja, as águas do Oceano Pacífico estarão mais resfriadas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.