Quatro pessoas permanecem internadas após surto de metanol na BahiaDivulgação
Homem morre de intoxicação por metanol na Bahia
Ele era uma das sete pessoas internadas após consumir bebida alcoólica adulterada, em Ribeira do Pombal
Um homem morreu de intoxicação por metanol no Instituto Couto Maia, em Salvador, Bahia. A informação foi confirmada na tarde deste sábado (3) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que não revelou a identidade da vítima.
De acordo com o comunicado da pasta, ele era uma das sete pessoas internadas após consumirem bebidas alcoólicas adulteradas em Ribeira do Pombal, no nordeste baiano, na última segunda-feira (29). Destas, duas permanecem em observação na unidade de saúde, enquanto quatro receberam alta do Hospital Geral Santa Tereza.
O caso é investigado pela Polícia Civil da Bahia e pelo Departamento de Polícia Técnica do Estado. As autoridades interditaram o estabelecimento que vendeu o produto.
Surto de metanol
As intoxicações na Bahia acontecem três meses após um surto que deixou 23 mortos no Brasil, no fim de setembro e início de outubro. Uma investigação da Polícia Civil de São Paulo encontrou uma fábrica clandestina no ABC Paulista e identificou um esquema do crime organizado com diferentes atores. O Estado concentrou a maioria dos casos, com 11 mortes. Pernambuco (5), Paraná (3), Mato Grosso (3) e Bahia (2) também registraram mortos.
Quais os sintomas?
Identificar os sintomas rapidamente e buscar atendimento médico são medidas fundamentais para evitar complicações e óbitos.
As manifestações iniciais da intoxicação começam logo após a ingestão. Elas são semelhantes aos sinais de embriaguez, como fala pastosa e reflexos diminuídos.
Entre 16 e 30 horas após a ingestão, quando o metanol já foi metabolizado pelo organismo, surgem efeitos mais graves, como náuseas, vômitos, tontura, fraqueza, dor abdominal e outros quadros que podem evoluir para óbito.
* Com informações do Estadão Conteúdo

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.