A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (6), a proibição da venda e distribuição de quatro lotes de panetones da empresa D'Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda, após a detecção de fungos em alguns dos produtos.
A medida atinge as seguintes linhas:
-Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional 140g (lote: 251027); -Panetone Nossa Língua Trufado com Bombons "Formato de Língua de Gato" - 700g (lote: 251027); -Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional - 700g (lote: 251027); -Panetone com Frutas Trufado Tradicional - 700g (lote: 251027).
A empresa comunicou o recolhimento voluntário dos doces, que têm prazo de validade até o próximo dia 27 de fevereiro. A reportagem tenta contato com a D'Viez para mais detalhes.
Empresa se manifesta
Em nota enviada ao DIA, a D'Viez esclareceu que o recolhimento anunciado refere-se a um único lote, o de número 251027, "que abrange quatro apresentações específicas de panetones, conforme comunicado oficial divulgado pela empresa em 16 de dezembro de 2025 e em total conformidade com a orientação da Anvisa".
A produtora ressalta que o recolhimento de "quatro lotes" não retrata com precisão as informações disponibilizadas pela empresa". O comunicado ainda destaca as medidas tomadas após a notificação.
"O processo de recolhimento foi iniciado de forma voluntária e preventiva pela própria D'Viez, assim que identificada a irregularidade, com notificação imediata às autoridades competentes e a adoção de todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos consumidores. Desde então, a empresa mantém um canal exclusivo de atendimento para a retirada dos produtos e ressarcimento dos clientes."
Análises laboratoriais apontaram a presença de 14 larvas inteiras e 224 fragmentos de insetos em uma amostra de 25 gramas, caracterizando "graves falhas nas boas práticas de fabricação do lote" da bebida, além de matérias estranhas no produto, como talos, ramos e sementes não comuns à sua composição.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.