Por parroyo

O Comitê de Política Monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) avaliou que a atividade econômica se recuperou nos últimos meses e deve continuar a avançar em um ritmo gradual. No entanto, por conta dos problemas climáticos que impactaram a economia no primeiro trimestre, o Fed reduziu a perspectiva de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB)  da faixa de 2,8% a 3%, para o intervalo de 2,1% a 2,3% em 2014.

A autoridade monetária reafirmou nesta quarta-feira a política monetária acomodatícia, na qual a taxa de juros será mantida entre zero e 0,25% “por um tempo considerável após o término do programa de compra de títulos (...) especialmente se a inflação projetada se manter abaixo da meta de 2%”, apontou o relatório do Fed. A avaliação para uma possível mudança na taxa vai levar em conta a evolução do mercado de trabalho, indicadores de inflação além do desempenho da economia de maneira geral.

Embora os indicadores de emprego tenham mostrado melhoras, a autoridade monetária ainda considera a atual taxa de desemprego de 6,3% elevada.

O Fed anunciou, conforme o esperado, mais um corte de US$ 10 bilhões no programa de compra de títulos, que ficará no ritmo mensal de US$ 35 bilhões em julho e deve ser encerrado até o final do ano.

Você pode gostar