Governo eleva taxa de juros de longo prazo para 6%

Percentual, que reduz os subsídios nos empréstimos concedidos pelo BNDES, passa a vigorar a partir do segundo trimestre

Por parroyo

O Conselho Monetário Nacional (CMN) elevou para 6% ao ano a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) que vigorará no segundo trimestre de 2015, informou nesta quinta-feira o Banco Central.

A TJLP é usada para corrigir empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A taxa havia sido elevada para 5,5%  ao ano para o período do primeiro trimestre de 2015, em convergência com a diretriz da nova equipe econômica de reduzir os subsídios do governo nos empréstimos concedidos pelo BNDES.

Antes disso, a TJLP permaneceu em 5% ao ano do primeiro trimestre de 2013 ao último trimestre do ano passado. A definição da TJLP é feita ao fim de cada trimestre pelo CMN, formado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento, além do presidente do Banco Central.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia