Falta o roteiro do filme

Time de formuladores convocado por Lula precisa de boa narrativa para uma eventual campanha do ex-presidente nas eleições de 2018

Por monica.lima

Ex-presidente Lula montou grupo para formar "PT de Raiz"Nelson Almeida/AFP

O grupo de conselheiros que o ex-presidente Lula chamou para montar um "PT de Raiz", como diria o senador Paulo Paim, é constituído de formuladores - prefeitos Fernando Haddad e Luiz Marinho, secretários Alexandre Padilha e Arthur Henrique, além do empresário Josué Gomes, do grupo Coteminas, do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, e do presidente do BNDES, Luciano Coutinho. A maioria é gente para pensar, escrever o programa, produzir o software e fazer os contatos com a elite empresarial visando uma eventual campanha de Lula à presidência em 2018.

São operadores, profissionais práticos e bem-sucedidos nessa tarefa que cumpriram a vida toda. Marketing, meeting (reunião, assembleia), comunicação é com o ex-presidente, um verdadeiro mago motivacional. Falta, como se diz hoje, uma boa narrativa, a história convincente para explicar os sinais que Dilma trocou na estrada: "a mulher do Lula" desorganizou a economia, chamou o adversário para consertar e ele receitou o contrário do PT. Só mesmo Lula para explicar essa.

“Isso não nos pertence mais”

O PMDB do Senado não fará nada para evitar uma derrota certa: a aprovação da fórmula 85/95 (soma de idade e tempo de contribuição de mulheres e homens) de aposentadoria. O ministro Levy recebeu a notícia do próprio líder do partido, Eunício de Oliveira.

Ajuste na Justiça

Senadores anti-ajuste preparavam-se ontem para vencer ou vencer. Se perdessem a votação da MP 665, entrariam no Supremo contra a inconstitucionalidade da medida. Quem ganha dois salários mínimos, independente do tempo de trabalho, tem direito a um SM de abono, diz a Carta de 88. O governo quer pagar um valor proporcional só para quem tem mais de três meses de vínculo.

Frase completa

A frase completa do economista Raul Velloso reproduzida ontem na coluna é: "Se ele (Joaquim Levy) cumprir um terço do que prometeu fazer em relação às despesas obrigatórias já terá sido um milagre e ele será o único ministro da Fazenda a fazer tanto". A declaração saiu sem o trecho em negro. Deve ter sido a ansiedade do governo para cortar que me contaminou.

Planos do PSB 2016

Depois de receber a senadora Marta Suplicy, o PSB tem um sonho que pode tornar-se realidade: atrair a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Paulo Paim (RS), caso ele não resolva seu desencanto com o PT. Com 34 deputados e seis senadores, o partido é a sexta força política do Congresso. Se Marta, forte candidata, vencer a disputa pela prefeitura de São Paulo, e Romário repetir a performance no Rio, onde aparece bem em pesquisas internas, o PSB dará um salto. Entrará na liga dos grandes.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia