O vereador licenciado Carlos Bolsonaro com o pai, Jair, durante a campanha eleitoral - Reprodução/ Instagram
O vereador licenciado Carlos Bolsonaro com o pai, Jair, durante a campanha eleitoralReprodução/ Instagram
Por O Dia
Rio - Em tom enigmático, quase atribuindo a forças ocultas, mas do jeito que gosta de divulgar seus pontos de vista, o vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PSC), filho do presidente Jair Bolsonaro, postou ontem no Twitter frase em que dá a entender que o mandato do pai estaria ameaçado. O 02 da família afirmou que “o que está por vir pode derrubar o Capitão eleito”, sem dar mais detalhes de qual seria o motivo.
“Onde estão os caras feias, os identificadores de problemas, os escritores de cartas para aliados ‘desbocados’? O silêncio não tem nada a ver com a descoberta de seus devidos lugares. O que está por vir pode derrubar o Capitão eleito. O que querem é claro!”, afirmou em seu perfil.
Publicidade
De acordo com a Agência Estadão Conteúdo, o post é acompanhado de vídeo de quase 13 minutos do youtuber Daniel Lopez. “Já está tudo engatilhado lá em Brasília para detonar com o Governo, pegar o Brasil e esmagar, amassar e jogar no lixo”, diz, convocando apoiadores do presidente.
Lopez, que é seguidor de Olavo de Carvalho — que faz parte da rede de extrema-direita nas redes sociais —, destaca que o presidente está diante de uma “enorme pressão”, com os partidos do Centrão de um lado e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do outro. O youtuber cita a MP 870, que reorganizou a estrutura de governo e diminuiu a quantidade de ministérios de 29 para 22. A MP perde a validade em 3 de junho.
Publicidade
MP 870 CADUCA EM 3 DE JUNHO
“Se essa MP caducar no dia 3 de junho, o Bolsonaro perde toda a estrutura de governo dele e ele terá de governar com a estrutura de governo de Michel Temer. Ele teria mais sete ministérios, ou seja 29 invés dos 22 que ele tem hoje”, alerta o youtuber.
Publicidade
A nomeação de mais sete ministros, segundo Lopes, é um “enorme problema” e pode “atrapalhar muito” o governo, colocando-o em um momento “crítico, sem saída e numa encruzilhada total”. Chama atenção ainda para o interesse dos deputados em Brasília ser o de Bolsonaro retomar sete ministérios para “barganhar novos cargos”.
Risco de sofrer impeachment
Publicidade
Daniel Lopes afirma que se o presidente Bolsonaro voltar a ter sete ministérios aumentará os gastos, correndo o risco de descumprir o Orçamento. Ele lembra que o Planalto já pediu crédito adicional de cerca de R$ 250 bilhões para arcar com despesas correntes.
“Se o governo não cumprir o Orçamento, descumpre a responsabilidade fiscal e teria de fazer pedaladas fiscais. É um crime de responsabilidade e isso foi exatamente o que levou Dilma ao impeachment”, diz Lopez. “O que está sendo engatilhado é o impeachment de Bolsonaro”, acrescenta Lopes. E este, então, parece ser o medo de Carlos Bolsonaro, que pode resultar na derrubada do pai da Presidência.
Publicidade
Por fim, o youtuber pede aos apoiadores para pressionarem a votação nominal da MP 870. Isso porque nesse formato é possível indicar os votos de cada parlamentar no Congresso.