Por marta.valim

A provável candidata do PSB Marina Silva entra na disputa presidencial com 21% das inteções de voto, superando os 20% destinados ao candidato do PSDB, Aécio Neves, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na madrugada desta segunda-feira. Dilma Rousseff segue na frente com 36%.

O cenário é de empate técnico entre Marina e Aécio, já que a pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. Marina Silva já concordou em concorrer às eleições, mas o partido divulgará oficialmente o nome de seu candidato na quarta-feira. 

A presidenta Dilma e o presidenciável tucano se mantiveram estáveis em relação ao último levantamento, realizado em julho. Na ocasião, o ex-candidato Eduardo Campos, morto em um acidente de avião no dia 13, tinha 8% das intenções. Com a entrada de Marina, contudo, o número de votos brancos, nulos e de indecisos passaram de 27%, em julho, para 17%. 

O Pastor Everaldo do PSC aparece com 3% das inteções de voto, enquanto Zé Maria do PSTU e Eduardo Jorge do PV têm 1%. 

Em um cenário de segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a presidenta teria 43% contra 47% da ex-vice de Campos, o que também é considerado empate técnico. Na disputa contra Aécio, Dilma venceria com 47% dos votos contra 39% do candidato do PSDB.

Caso Marina Silva não concorra e o PSB desista de ter um candidato próprio, Dilma venceria em 1º turno, com 41% dos votos, contra 25% de Aécio Neves. 

O levantamento foi feito entre os dias 14 e 15 de agosto e ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios. 

Você pode gostar