Por marta.valim

O não comparecimento de eleitores aos tribunais regionais de suas cidades para o recadastramento biométrico no prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deixará de fora do pleito de outubro 3.767.578 de votantes. As 10 cidades com maior incidência de cancelamento de títulos nesta terceira fase do projeto, iniciada em março de 2013, respondem por mais de 1 milhão de votantes que ficarão de fora da eleição.

No ranking negativo, Recife ocupa o primeiro lugar, com 223.553 mil títulos cancelados. A capital pernambucana poderia ter registrado aumento de 21% do eleitorado, se 100% dos eleitores tivessem comparecido aos tribunais no período de convocação. Os mais de 200 mil votos teriam sido mais que suficientes para eleger um deputado. Em 2010, Pastor Cleiton Collins (PSC) foi o deputado estadual mais votado em Pernambuco, com 137 mil votos. Ana Arraes (PSB) foi eleita para a Câmara Federal com 387 mil votos.

O maior percentual de títulos cancelados está em Embu das Artes, no Estado de São Paulo. A cidade tem 149 mil eleitores aptos a votar, mas 52 mil não poderão comparecer às urnas, já que não fizeram o recadastramento. A capital maranhense São Luís também registrou um percentual alto de títulos cancelados em relação aos que votarão em outubro. São Luís tem 619 mil votantes aptos, mas outros 167 mil estão fora do pleito, o que representaria mais 27% de eleitores.

No ranking, Brasília ocupa a segunda colocação, atrás apenas de Recife. Na capital federal, espera-se que 1,8 milhão de eleitores compareceram às urnas. Mas outros 208 mil não poderão votar. Em 2010, o deputado federal mais votado no Distrito Federal foi Antônio Reguffe (PDT), com 266 mil votos. O percentual de eleitores com títulos cancelados na capital seria suficiente, também, para eleger por quatro vezes Luiz Pitiman (PMDB), que precisou de 51 mil votos para conseguir uma das cadeiras da Câmara Federal.

Na terceira etapa do recadastramento, o município gaúcho de Montauri, a 230 quilômetros de Porto Alegre, teve 57 títulos cancelados, num universo de aproximadamente 1.500 eleitores. Em outras etapas, a cidade mineira de Santo Antônio do Rio Abaixo, a 190 quilômetros de Belo Horizonte, teve apenas 4 títulos cancelados entre os 1.705 eleitores. O recorde pertence ao município paranaense de Balsa Nova: com cerca de 9 mil eleitores, não há registro de cancelamento por não comparecimento à convocação para o cadastro, segundo dados do TSE.

A meta do Tribunal na terceira fase do projeto, iniciada em março de 2013, era recadastrar 14,4 milhões de eleitores em 791 municípios. O objetivo, desde o início da convocação para a revisão, em 2008, era chegar a 23 milhões de eleitores recadastrados.

Você pode gostar