Comparado a 2021, que o município recebeu 800 mil turistas, o número caiu cerca de 25%Ludmila Lopes (RC24h)

O fim do ano já chegou e, para muitas pessoas, as férias vêm de brinde. Com o aguardo de 205 mil veículos vindo em direção à Região dos Lagos pela RJ-124 entre esta terça (27) e sábado (31), em Cabo Frio, a expectativa inicial é de 600 mil visitantes neste finalzinho de ano. Comparado a 2021, que o município recebeu 800 mil turistas, o número caiu cerca de 25%.

Pela ponte Rio/ Niterói, de acordo com a concessionária Ecoponte, a estimativa é que, entre quinta (29) e sábado (31), 250 mil veículos atravessem a pista em direção à Costa do Sol.

O município atribui a queda ao tempo reduzido que o público terá para curtir, já que, neste ano, os visitantes não vão contar com feriadão. A passagem do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro acontece no fim de semana, ou seja, já na próxima segunda-feira (2), muitas pessoas trabalham.
Mesmo com previsão de chuva durante toda a semana, a cidade, que tem a praia como um de seus principais atrativos, estima 95% de ocupação hoteleira, assim como 2021. Este número também é a expectativa da Associação de Hotéis de Cabo Frio (AHCF). É o que diz Carlos Cunha, presidente da entidade.

Segundo afirma, o número advém da ação de empresários do turismo da cidade. “Nossa meta é bater os 95% de ocupação neste final de ano. Mesmo sem a manutenção das vias públicas e dos principias pontos turísticos que tantos solicitamos ao poder público durante todo esse ano. O turismo se uniu a gastronomia, ao varejo de moda praia, e espera que nossas divulgações atraíam para a cidade bastantes turistas”, disse Carlos.

Para o próximo ano, Cunha disse que espera maiores ações do município. “Desejamos que para 2023 a Prefeitura olhe com mais carinho para o turismo, porque os recursos gerados pelo petróleo têm fim, mas o turismo, se bem trabalhado, gera receita para sempre”, afirmou.

Sobre a queda no número de visitantes, Carlos atribuiu à previsão de chuva, que segue até a próxima quarta-feira (4), entretanto, afirma que o número está dentro do esperado. “A média, normalmente, fica entre 600 e 800 mil pessoas. Ano passado estávamos recém saindo de um período onde as pessoas foram proibidas de viajar, logo, havia uma demanda reprimida muito maior que a de hoje”, concluiu.

NÚMERO DE ÔNIBUS DE EXCURSÃO VINDO PARA CABO FRIO
 
O número de veículos chegando na cidade de Cabo Frio tende a crescer nos próximos dias. De acordo com dados da prefeitura, com média de 50 lugares cada, o terminal de turismo, localizado na Avenida Wilson Mendes, no bairro Jacaré, terá ocupação máxima: ao todo, serão 143 veículos.

Vale pontuar que os ônibus de turismo vindos de outros municípios poderão circular pela cidade apenas até às 0h do dia 29, quando o movimento será proibido conforme o Decreto Municipal Nº 6.996/2022, voltando a ser permitido apenas à meia-noite do dia 2 de janeiro.

Neste período, somente será permitida a circulação dos veículos de city tour, que são aqueles que fazem transporte de turistas de um município para outro, tendo Cabo Frio como rota de acesso a outras cidades.
 
Já a Auto Viação 1001, que faz as linhas da capital e de SP para a Região dos Lagos espera, comparado ao ano passado, um aumento de 34% na demanda de viagens. Além disso, para atender o número, foi necessária a implementação de 1.300 horários extras. Dentre as cidades da Costa do Sol, Cabo Frio é terceira mais procurada, ficando atrás apenas de Arraial do Cabo e Búzios.