Praia do Forte, Cabo Frio Divulgação

Cabo Frio - Um flagrante perigoso foi registrado na tarde deste domingo (17) na Praia do Forte, em Cabo Frio. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que um condutor de jet ski pilota o veículo próximo a banhistas, ameaçando atropelá-los diversas vezes.

O incidente, que aconteceu na altura do Canto do Forte, local amplamente conhecido por ser ponto de mergulho na praia, viralizou com internautas fazendo duras críticas contra a atitude do condutor: “poderia ter matado alguém”.
De acordo com a regulamentação da Marinha do Brasil, a condução de embarcações como jet-skis deve ser feita respeitando uma distância mínima de 200 metros de banhistas. A violação dessas normas pode resultar em penalidades, incluindo multas e até a suspensão da habilitação náutica do infrator.

O Jornal O DIA entrou em contato com a Guarda Marítima de Cabo Frio, questionando se alguma denúncia sobre o caso foi efetuada. Em resposta, foi informado que esse tipo de ocorrência é de responsabilidade da Delegacia dos Portos e que quem notifica e autua é a Marinha do Brasil.

Foi declarado, ainda, que, não foi feita nenhuma denúncia, contudo, foi realizado o encaminhamento do vídeo para a Marinha do Brasil, para que o caso seja apurado. “Vamos estar monitorando esse veículo náutico para uma futura advertência”, concluiu.

Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura informa que a fiscalização de veículos náuticos cabe à Delegacia dos Portos de Cabo Frio, órgão que também é responsável pela notificação e autuação dos condutores.

A Guarda Marítima e Ambiental não recebeu nenhuma denúncia sobre a situação relatada, até o momento.

A Prefeitura destaca ainda que a Guarda Marítima e Ambiental é um órgão fiscalizador, cuja função é encaminhar os casos ocorridos para a Delegacia dos Portos. O município está na fase das tratativas para o fechamento do convênio com a Marinha, para ampliar a fiscalização”.

Em caso de denúncias para a Guarda Marítima de Cabo Frio, o banhista pode entrar em contato com o número: 153.

O Portal também entrou em contato com a Marinha do Brasil, que enviou a seguinte nota:

“A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval (Com1°DN), informa que a Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio) tomou conhecimento na data de hoje (18), por meio da imprensa local, sobre uma moto aquática próxima a banhistas, realizando manobras arriscadas na Praia do Forte, em Cabo Frio.

A DelCFrio reforçou a fiscalização, na sexta-feira (15), como parte da Operação Verão 2023-2024 deflagrada pela Marinha do Brasil, com um efetivo de 80 militares distribuídos pelos quatro Polos de Inspeção Naval (PIN) da Área de Jurisdição (AJ), intensificando a presença da Marinha do Brasil em toda a Região dos Lagos. A Operação Verão ocorrerá até o dia 29 de fevereiro de 2024.

Não obstante, somente em 2023, até o momento, foram realizadas mais de 5.900 abordagens e notificadas 363 embarcações pela DelCFrio.

Insta salientar que durante as abordagens os inspetores reforçam as regras de navegação no Canal do Itajuru, os dez mandamentos da segurança da navegação e realizam a verificação documental da embarcação, além de inspecionar os materiais de salvatagem, prescritos nas Normas da Autoridade Marítima (NORMAM), e notificar os condutores quando necessário.

A distribuição das equipes de fiscalização são planejadas observando critério de levantamentos estatísticos de concentração de embarcações, buscando os melhores resultados por meio da otimização dos recursos. Além disso, a DelCFrio mantém contato com a comunidade marítima local pelos canais de atendimento disponibilizados no site: www.marinha.mil.br/delcfrio.

Cabe ressaltar que a Marinha incentiva e considera importante a participação da sociedade, que pode ser feita pelos telefones 185 (número para emergências marítimas e fluviais, além de pedidos de auxílio), (21) 2104-6119 e (21) 97515-7895 (diretamente com o Com1ºDN, para outros assuntos, inclusive denúncias).”