Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos aproximadamente 20 diplomas falsos e diversos documentosReprodução/ PF

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Side Job 2, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudar diplomas falsos de cursos superiores, técnicos e de ensino médio em diversas regiões do Brasil.

Durante a ação, policiais federais da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (DELEFAZ) cumpriram dois mandados de busca e apreensão em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. As diligências contaram com o apoio da Delegacia da Polícia Federal em Macaé.

As investigações tiveram início em outubro de 2024, após denúncia apresentada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA/RJ). O órgão informou que um indivíduo teria utilizado um diploma falso de bacharel em Engenharia Civil para obter registro profissional.

Com o avanço das apurações, a Polícia Federal identificou os supostos responsáveis pela emissão do documento fraudulento, o que possibilitou a continuidade das investigações e a deflagração da segunda fase da operação.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos aparelhos celulares, um disco rígido, aproximadamente 20 diplomas falsos e diversos documentos. Todo o material será encaminhado à Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, onde passará por perícia e demais procedimentos legais.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa e falsificação de documento público.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos aparelhos celulares, e um disco rígido - Reprodução/ PF
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos aparelhos celulares, e um disco rígidoReprodução/ PF