Cronograma de visitas aos bairros que têm infestação pelo Aedes já está fechado até o dia 31 de março Foto Divulgação/CCZ
Em uma das ações, realizada no Parque Prazeres, em Guarus, encabeçada pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foram visitadas 2.193 residências, sendo realizadas 441 aplicações de aplicação de larvicida.
De acordo com o CCZ, os agentes de combate às endemias eliminaram 43 focos do Aedes, recolheram 158 sacos contendo inservíveis e 38 pneus, sendo colocadas telas de proteção contra o mosquito em 13 caixas de água; em fevereiro, os mutirões aconteceram no bairro Pecuária e no distrito de Travessão.
O CCZ avalia que o desenvolvido nesse final de semana foi o terceiro grande mutirão deste ano para combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya: “repetiu o mesmo sucesso dos demais, ocorridos no distrito de Travessão e no bairro da Pecuária, em fevereiro, quando foi lançada a campanha ‘Dengue Aqui Não’ pela Prefeitura”, reforça.
Na sexta-feira (10), os agentes percorreram as ruas do distrito de Ururaí e do bairro Turfe Clube: “foram eliminados 34 focos e visitados 2.216 imóveis”, contabiliza o CCZ, acrescentando que “do total de residências vistoriadas, 518 receberam aplicação de larvicida.
“Os agentes recolheram ainda 49 sacos com inservíveis e 31 pneus; doze caixas d’água tiveram que ser teladas”, ressalta o órgão, explicando: “os mutirões do final de semana aconteceram com base no primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, que apontou índice de 5,2%”.
De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores do CCZ, Claudemir Barcelos, o cronograma de visitas aos bairros que têm apresentado infestação pelo mosquito já está fechado até o dia 31 de março; a orientação é que a população continue contribuindo para eliminação dos focos de proliferação do mosquito.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.