Em um dos procedimentos é injetada uma substância espumosa nas varizes para fazer com que elas sequem Foto César Ferreira/Divulgação
Mutirão inédito no município é direcionado a procedimentos vasculares por meio do SUS
Programa faz parte do "Mutirãozão da Saúde", lançado recentemente pelo prefeito Wladimir
Campos – Inédito no município, Campos dos Goytacazes (RJ) está realizando Mutirão de Procedimentos Vasculares, direcionado a cirurgia de varizes, tratamento com espuma e doppler (ultrassom) por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um dos cinco procedimentos disponibilizados no “Mutirãozão da Saúde”, lançado no dia 16 de outubro pelo prefeito Wladimir Garotinho.
Responsável pelo Serviço Vascular da Santa Casa de Misericórdia, o médico Leandro Naked Chalita explica que o serviço vascular trata das doenças circulatórias, tanto às ligadas ao sistema arterial, que são as mais graves, quanto as que tratam do sistema venoso, as famosas varizes: “Nesse mutirão, alguns pacientes serão direcionados para a cirurgia de varizes e outros para a aplicação de espuma”, aponta o médico.
Chalita detalha que a aplicação de espuma é um tratamento mais recente, onde é injetada uma substância espumosa nas varizes para fazer com que elas sequem: “Esse mutirão está mais voltado para a parte venosa, ou seja, para o atendimento aos pacientes com varizes de grosso calibre, que são aquelas veias grossas que crescem na perna, podendo levar a feridas, chamadas de úlcera venosa”.
A expectativa é que o volume de pacientes seja significativo: “Existem pessoas com feridas na perna há um ano, 10 anos, 20 anos e até 40 anos; são feridas difíceis de tratar; mas as doenças venosas, raramente, levam à amputação dos membros”, observa Chalita ressaltando que no caso de pacientes com doença arterial, o risco de amputação é maior se houver alguma obstrução na circulação.
“O tratamento vai da angioplastia à ponte de safena para tentar melhorar a circulação e, assim, evitar a amputação do membro”, realça o médico, pontuando que as varizes não têm muita ligação com o diabetes, mas à genética, uso de hormônios, gravidez, obesidade, dentre outros.
‘MUTIRÃOZÃO” - Sobre o “Mutirãozão da Saúde”, Chalita enfatiza que reúne cinco serviços em um único mutirão: “Além do de Procedimentos Vasculares, foram lançados os mutirões de Exame de Imagem, Ultrassonografia, Exames Cardiológicos e de Urologia”, relata adiantando que até o dia 31 de janeiro de 2024, a Secretaria Municipal de Saúde,), vai disponibilizar quase 81 mil serviços para a realização dessa ação, que consiste na sétima etapa do Mutirão da Saúde.
A Secretaria de Comunicação (Secom) compartilha que os serviços serão através da Diretoria de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), com local específico de agendamento para cada um: “Para os exames de imagens e cirurgias, a pessoa deve se dirigir ao Núcleo de Controle e Avaliação”.
A Secom acentua que as ultrassonografias serão agendadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e os procedimentos cardiológicos nas unidades do Hiperdia, cujos polos estão concentrados nas Policlínicas da Tapera e Baixa Grande, na UBS da Penha, Centro de Saúde de Guarus e na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Travessão.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.