O comércio tradicional não abre nesta quinta-feira; mas floriculturas e a venda ambulante de flores estão liberadas Foto César Ferreira/Secom

Campos – Por conta do feriado nacional de Finados nesta quinta-feira (2), o governo de Campos dos Goytacazes (RJ) decreta ponto facultativo na sexta (3) nas repartições públicas municipais e entidades integrantes da administração direta, autárquica e fundacional.
A medida está no decreto Nº329/2023, publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (1). A exemplo da mesma medida adotada em outras ocasiões, os serviços essenciais, como coleta de lixo domiciliar e os atendimentos médicos, plantões médico hospitalares, funcionarão normalmente, sem interrupção.
A publicação define que estarão abertos os hospitais Ferreira Machado (HFM), Geral de Guarus (HGG) e São José, em Goitacazes; além da Clínica da Criança (em Guarus), Pronto-Socorro Pediátrico do Hospital Plantadores de Cana (HPC) e as Unidades Pré-Hospitalares (UPH) 24h.
O Hemocentro Regional de Campos (no Ferreira Machado) também funcionará em seu horário normal, das 7h às 18h, conforme já ocorre diariamente, inclusive, nos finais de semana. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) não vão funcionar entre os dias dois e cinco.
À exceção das floriculturas, o comércio nesta quinta não abre; porém, funciona normalmente sexta-feira e sábado. Segundo o presidente do Sindicato Varejista (Sindivarejo), Mauricio Cabral, como a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT22/23) perdeu sua vigência nessa terça-feira (31), no feriado o comercio em geral deverá seguir a legislação vigente. “A CCT para o período 2023/2024, já está sendo negociada”, adianta Maurício Cabral.
FISCALIZAÇÃO - Quanto à comercialização de flores e velas por ambulantes está liberada nos 24 cemitérios do município, que foram preparados pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) para as visitações nesta quinta-feira: “Estamos com todos os funcionários à disposição dos que forem homenagear seus entes queridos”, assinala o gerente de cemitérios do órgão, Júlio César Ribeiro.
Visando evitar que crianças e adolescentes sejam explorados em ações de limpezas de túmulos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), está percorrendo os principais cemitérios do município.
Nesta quarta-feira (1), houve panfletagem no Cemitério do Caju (o maior do município) para conscientizar os visitantes para que não utilizem essa mão-de-obra, já que trabalho infantil é crime. A orientação a quem perceber criança em situação de trabalho e violação dos seus direitos é denunciar através do Disque 100 ou o contato da força-tarefa (22) 98147-0119.