O time alvinegro se prepara para o próximo jogo, contra o Independente Foto Divulgação
Americano retoma futebol feminino e estreia na Copa Norte/Noroeste com goleada
Clube é tradicional no interior do estado em futebol masculino e também aposta no feminino
Campos – Tradicional no futebol masculino no interior do Estado do Rio de Janeiro, onde tem as marcas de clube que mais disputou o brasileiro da Série B, primeiro a vencer as Taças Guanabara e Rio e maior detentor de títulos da cidade de origem (Campos dos Goytacazes), o Americano está também investindo no feminino, que já fez parte do seu histórico.
O clube de 109 anos divide com seu mais tradicional rival, o Goytacaz, o título de celeiro de craques, já tendo cedido ao cenário nacional nomes como o zagueiro Odivan (Ídolo do Vasco, tendo chegado à Seleção Brasileira); ex-lateral Léo (que marcou época no Santos); Gil (ainda hoje brilhando no Corinthians). Atualmente a fase não é das melhores, com resultados negativos na Série A do Carioca e na Taça Rio.
A aposta do momento é nas categorias de base, com foco na retomada do futebol feminino, depois de cerca de duas décadas sem formação. De acordo com a assessoria de imprensa do clube, nas duas últimas semanas, foi promovida uma avaliação em busca de talentos e, assim, montar o plantel; 52 meninas participaram; tendo sido selecionadas 31.
A equipe já participa da Copa Norte/Noroeste 2023; na estréia, dia 29, goleou o Juventude, de São Francisco de Itabapoana, por quatro a zero. Também de Campos, estão na disputa Tigres e Cobreloas, além de Independente (Macaé). Serão cinco rodadas, com as equipes se enfrentando em turno único.
O treinador das alvinegras, Guilherme Júnior, ressalta que a formação do time começou assim que terminaram as avaliações: “Realizamos dois dias de treinos para fazer o primeiro confronto; embora o tempo curto, elas assimilaram bem as orientações táticas, técnicas e conseguiram executar com excelência”.
Quanto à expectativa para os próximos jogos, Guilherme pontua: “Sabemos que há muito que evoluir; por isso, estamos trabalhando forte para alcançar essa meta. Temos um intervalo até a próxima partida; então vamos aproveitar, treinar forte e ter melhor desempenho. Se Deus quiser, chegaremos à final”. O próximo jogo será dia 12, contra independente.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.