Wladimir Garotinho lembra que Campos subiu 50 posições no Índice de Gestão Fiscal da Firjan Foto César Ferreira/Secom

Campos - “Quero agradecer a toda equipe da Prefeitura pela dedicação incansável para fazer da nossa cidade um modelo eficiente de gestão pública”. O reconhecimento é do prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ), após ser comunicado que o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) aprovou nesta quarta-feira (8), por unanimidade, as contas da do governo municipal referentes ao exercício 2022.
De acordo com a legislação, o parecer favorável será encaminhado pelo TCE para a Câmara Municipal apreciar. Ao se manifestar sobre o resultado no TCE, Wladimir lembra que Campos acaba de subir 50 posições no Índice de Gestão Fiscal da Firjan (IGFF): “O nome do município figurava na 73ª posição e saltou para a 23ª posição na atual gestão, graças ao modelo implementado na atual gestão com foco na transparência e austeridade no controle das contas”.
Na opinião do secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Resende, entre os pontos que contribuíram para a avaliação positiva dos auditores ao examinar as contas da podem se citados aplicação na Educação acima dos 25%; aplicação na Saúde bem acima do índice constitucional; equilíbrio das contas públicas; diminuição do déficit deixado pela gestão anterior e a recuperação de receitas próprias do município.
O subsecretário de Custos, Alceny de Oliveira, reforça que, desde o início da atual gestão, toda equipe tem seguido as diretrizes do prefeito e do secretário Rodrigo no sentido de tornar Campos referência na gestão pública: “Temos avançado neste sentido com capacitação permanente dos gestores, com a participação de workshops e treinamentos, inclusive na Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado”.
PONTOS RELEVANTES - Oliveira pontua que medidas adotadas na gestão fiscal e a política pública de fomento para recuperação da economia no período pós-pandemia, resultaram na diminuição da dependência dos recursos dos royalties do petróleo: “Certamente que os conselheiros também levaram em conta os investimentos em infraestrutura, a recuperação dos equipamentos públicos, sendo essenciais no atendimento à população”, enfatiza.
Também o subsecretário de Transparência e Controle, Luiz Fernando Alvarenga, comenta o resultado: “A recuperação das malhas viária urbana e rural; a implementação do Programa de Capacitação e Valorização dos Servidores Públicos; a iniciativa do prefeito em montar um estafe que trabalha Campos para o presente e futuro; e ainda a habilidade que ele tem para implementar parcerias do município com os Governos do Estado e Federal, certamente que
também foram pontos preponderantes na avaliação dos conselheiros do TCE”.