Durante operação realizada nesta segunda-feira, técnicos da Enel retiraram vários cabos clandestinos Foto assessoria/Divulgação

Campos- O sistema de transmissão de Furnas na Subestação de Campos dos Goytacazes, impactou o fornecimento de energia elétrica para parte dos clientes da Enel Distribuição Rio na tarde desta segunda-feira (13), principalmente nas regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
Além de Campos, foram afetados os municípios de Italva, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, São José de Ubá, Laje do Muriaé, Porciúncula, Aperibé, São Fidélis, Natividade, Varre Sai, Santo Antônio de Pádua, Miracema, Itaocara, Cardoso Moreira, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra.
A Enel informa que está em contato com o Operador Nacional do Sistema (ONS) e Furnas, responsável pela transmissão de energia para todos os clientes da concessionária nas duas regiões. Também se empenhada na remoção da fiação de telecomunicações instaladas nos postes da empresa, que pode causar transtorno nas redes.
“Além de reduzir o risco de acidentes, a regularização tem o objetivo de diminuir o impacto visual causado pelo excesso de cabos clandestinos”, ressalta a assessoria de imprensa da companhia contabilizando que alcançou a marca de 19 toneladas de fios clandestinos de telecomunicações retirados apenas este ano da rede elétrica nos 66 municípios atendidos pela distribuidora de energia.
“Os cabos sem identificação em situação irregular foram removidos durante as ações periódicas de fiscalização realizas pela Enel Rio em sua área de concessão”, pontua a assessoria realçando que entre 2022 e 2023, triplicou o número de ações deste tipo.
AUTORIZAÇÃO - O responsável pela área de Serviços Avançados de Rede da Enel, Paulo Eugenio Monteiro, explica que a empresa tem autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para fiscalizar, notificar e remover cabos em situação de risco e redes clandestinas.
“A fiação retirada dos postes fica armazenada por 90 dias e à disposição das operadoras proprietárias notificadas”, assinala enfatizando que postes sobrecarregados prejudicam a qualidade do fornecimento de energia e comprometem a segurança dos clientes.
“O emaranhado de fios pode causar curtos-circuitos e acidentes. Por isso, realizamos inspeções para identificar empresas que não estejam cumprindo as normas e notificamos para que regularizem seus ativos”, assinala Monteiro orientando: “Para fazer denúncias sobre fiação irregular, o cliente pode entrar em contato pelo 0800 72 71 196 e/ou enviar um e-mail para atendimento.nas@enel.com”.