Os agentes da Guarda Civil se posicionaram em pontos estratégicos durante a Semana do Trânsito Foto Divulgação
"A Paz no Trânsito Começa por Você" resume campanha de conscientização
Durante uma semana, Guarda Civil Municipal de Campos desenvolveu ações pela segurança no trânsito
Campos – Iniciadas dia 18 e encerradas nessa quarta-feira (25), em Campos dos Goytacazes (RJ), as atividades pela Semana Nacional do Trânsito, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de atitudes e comportamentos responsáveis que promovam um trânsito mais pacífico, consciente e seguro.
O tema deste ano foi “Paz no Trânsito Começa por Você”. A iniciativa foi da Guarda Civil Municipal (GCM), cujo gerente de transporte interno, Leonardo Batista Simões, explica que os agentes estão de forma fundamental nas ruas, atendendo à sociedade em todas as frentes de serviço, “não só na questão viária, mas na garantia da segurança e do bem-estar de condutores e pedestres, mantendo a ordem nas ruas e avenidas da cidade.
Simões pontua que, durante o mês de setembro a GCM está priorizado o cumprimento da portaria 55, que restringe o trânsito de veículos com mais de quatro eixos na cidade, a fim de salvar e guardar a vida das pessoas dentro do município: “Em decorrência do tamanho, esses veículos acabam criando certos transtornos, uma vez que as vias não foram projetadas para eles; o trajeto correto é pela Estrada dos Ceramistas”.
“Além de fiscalizar o trânsito, são também competência dos agentes, lavrar autos de infração e aplicar multas, quando necessário”, destaca o gerente de transportes. Ele resume que estacionar no passeio e estacionar em local proibido especificamente pela sinalização estão entre as principais infrações registradas de janeiro a 20 de setembro deste ano.
Outras irregularidades citadas por Simões são dirigir segurando o telefone celular; não usar o cinto de segurança; conduzir motocicletas sem capacete; conduzir motocicletas transportando passageiros sem capacete; e avançar o semáforo vermelho, que totalizaram quase 19 mil autos de infração lavrados.
O gerente de transportes orienta que a Guarda Municipal dispõe do número 153, que é uma ferramenta que funciona 24 horas por dia, por meio da qual qualquer pessoa pode ligar para informar sobre alguma irregularidade: “A ligação é gratuita”, realça.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.